De incapazes a escritoras

A Participação feminina nas revistas "Iguazú" e "Cosas y Hechos de Misiones"

Autores

  • Ana Belén Medina Universidad Nacional de Misiones. Argentina

Palavras-chave:

escritoras de mulheres, Revista Iguazú, Revista Cosas y Hechos de Misiones

Resumo

O objetivo deste artigo é estudar as revistas mensais da primeira metade do século XX "Iguazú" e "Cosas y Hechos de Misiones", para responder aos seguintes problemas: Existe uma distinção entre mulheres e homens escritores em números e Atribuição a determinadas seções? E existe uma correlação entre os autores e as mulheres sobre as quais eles escreveram? A resposta antecipada a essas questões nos leva a reconhecer a atividade dessas mulheres, a partir de duas categorias analíticas: as externas, que preenchem e reforçam os papéis clássicos socialmente atribuídos e, os internos, que se posicionam como autores e rompem com o mandato de época.
Destaca-se a necessidade de uma dupla âncora teórico-metodológica, para contribuir para a construção da história dessas mulheres que saem da esfera privada / familiar em direção à esfera pública. Limitamos a escala da observação espacial / temporariamente ao Territorio Nacional de Misiones nas primeiras décadas do século XX, enfocando dois escritores Maria Chiama de Ugarte e Zelmira de la Torre de Quadri e suas produções escritas, nesse sentido a perspectiva de gênero permitiu tornar visível / decodificar os silêncios historiográficos quanto à especificidade de sua participação na mídia gráfica.

Referências

BUCCARELLI, Mario Arias (2009). La Patagonia argentina como Territorio Nacional. Perspectivas de análisis. En: VIII Congreso de Historia Social y Política de la Patagonia Argentino-Chile. Chubut: Ed. Secretaría de Cultura de la Provincia del Chubut, Argentina, 2011. Consultado en: «http://historiapolitica.com/datos/biblioteca/ariasb2.pdf».

CARBONARI, Maria Rosa (2003). ¿Quién construye la historia? La rehabilitación de los sujetos y la biografía renovada. Mendoza, Facultad de Filosofía y Letras, Universidad Nacional de Cuyo, pp. 20 -57 (II Congreso Interoceánico de Estudios Latinoamericanos). Consultado en: «http://ffyl.uncuyo.edu.ar/revistas/index/7457».

CARCEDO, C. (2001). Mujeres contra la violencia una rebelión radical. San José de Costa Rica: CR. CEFEMINA.

FAVARO, Orietta y IUORNO, Graciela (2009). Un país a dos velocidades. Provincias y Territorios Nacionales, 1884 –1991. En: Rajland Beatriz y Cotarelo María Celia (comp). La Revolución en el Bicentenario. Reflexiones sobre emancipación, clases y grupos subalternos. Buenos Aires: CLACSO. Consultado en: «http://historiapolitica.com/datos/biblioteca/favaroiuorno.pdf».

HENDEL, L. (2017).Violencias de género: las metiras del patriarcado. Buenos Aires: Páidos.

OROZCO, Guillermo (1997). Medios, audiencias y mediaciones. Revista Comunicar, España, N° 8, pp. 25-30. Consultado en: «http://www.redalyc.org/pdf/158/15800806.pdf».

OVIEDO, N. y COSSI, C. (comp.) (2019). Historia de Mujeres Misioneras. Posadas: EdUNaM, Editorial Universitaria de la Universidad Nacional de Misiones.

OVIEDO, N. y ALCARÁZ J. (comp.) (2014). Misiones 60 aniversario de la provincialización. Posadas: EdUNaM, Editorial Universitaria de la Universidad Nacional de Misiones.

SARLO, B. (2011). El imperio de los sentimientos: narraciones de circulación periódica en la Argentina, 1917-1925. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.

VEZZETTI, H. (2003). Pasado y presente: Guerra, dictadura y sociedad en la Argentina. Buenos Aires: Siglo Veintiuno Editores.

Fuente:

Revista de interés general para todo el territorio: Cosas y Hechos de Misiones. Dirección y administración en editora “Rumbos”, Posadas -Misiones, Año I, Nro. 5, septiembre 5 de 1949.

Revista Iguazú. Dirección y Administración: Félix de Azara III. Directora: Zelmira de la Quadri. 1936 –1937

Publicado

03-04-2020

Como Citar

Medina, A. B. (2020). De incapazes a escritoras: A Participação feminina nas revistas "Iguazú" e "Cosas y Hechos de Misiones". Estudios Sociales Contemporáneos, (22), 37–43. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/estudiosocontemp/article/view/2195