Arte, ostentação e poder. Felipe IV e o programa iconográfico do Salão do Reino do Palácio Buen Retiro. O contexto Atlântico.

Autores

  • Laura García Sánchez Departament d' Història de l' Art- Universidad de Barcelona

Palavras-chave:

Pintura barroca, Programas iconográficos, Felipe IV, Palácio do bom retiro.

Resumo

O Palácio do Bom Retiro foi construído entre 1630 e 1635 nos arredores de Madri como lugar de descanso para Felipe IV e a sua corte. Uma de suas estâncias principais foi o Salão dos Reinos, lugar que acolheu um programa iconográfico pictórico no que interviram, além do famoso Diego Velázquez, vários dos melhores artistas do momento. A temática girou em torno da mitologia, a história e a alegoria em base à exaltação de três ideias principais: representação, poder e fortaleza. Dentro deste conjunto, são vários os quadros que exaltaram o êxito dos exércitos espanhóis em uma série de batalhas mas só três dos que fizeram expressa referência ao contexto atlântico: A recuperação da Bahia de Todos os Santos,  de Juan Bautista Maino; A recuperação da ilha de Porto Rico por don Juan de Haro, de Euguenio Cajés; e A recuperação da ilha de São Cristóvão por Don Fadrique de Toledo, de Félix Castelo. A fim de projetar uma influente imagem do rei em um momento de crise, a análise da bibliografia existente em torno a este tema permite concluir que a recuperação de territórios longínquos ao marco europeu foi a desculpa perfeita para potenciar uma ideia universal de triunfo

Referências

AAVV. L’ Espagne des validos 1598-1645 (París: Ellipses Édition Marketing, S.A., 2009).

CALVO POYATO, José. Felipe IV y el ocaso de un imperio (Barcelona: Editorial Planeta, 1995).

CÉSPEDES Y MENESES, Gonzalo de. Primera parte de la historia de don Felipe IIII, Rey de las Españas (Barcelona: por Sebastián de Cormellas, 1634).

CHECA, Fernando. "El Museo del Prado y las Colecciones Reales de Pintura", en: Clarín: Revista de nueva literatura (Oviedo: Ediciones Nobel, marzo-abril 2017, nº 128, Año XXII).

DE VERA Y FIGUEROA, Juan Antonio. Fragmentos históricos de la vida de Don Gaspar de Guzmán, Conde Duque de Olivares. Manuscrito (c. 1628).

DOVAL TRUEBA, María del Mar; SÁNCHEZ CAMACHO, Nicomedes. "Los caballos en la corte de Felipe IV y su protagonismo en la pintura", en: BSAA Arte (Valladolid: Servicio de Publicaciones de la Universidad, nº 80, 2014).

GALLEGO, Julián. Visión y símbolos en la pintura española del Siglo de Oro (Madrid: Cátedra, 1984).

GARCÍA GARCÍA, Bernardo. Los válidos (Madrid: Ediciones Akal, 1997).

KAGAN, Richard. Spain, Europe and the Atlantic. Essays in honour of John H. Elliott (Cambridge: Cambridge University Press, 1995).

LÓPEZ REY, José. Coloquio (Lisboa: octubre 1963).

LYNCH, John. España bajo los Austrias (Madrid: Península, 1982).

MAGALOTTI, Lorenzo. Viaje de Cosme de Médicis por España y Portugal (1668-1669) (Madrid: Ángel Sánchez Rivero, ed., sf).

MALCOLM, Alistair. "El legado político de Felipe II: la ficción del gobierno monárquico durante el reinado de Felipe IV", en: Actas del Congreso Internacional Felipe II (1598-1998), Europa dividida, la monarquía católica de Felipe II (Madrid: Universidad Autónoma de Madrid, 1998, vol. 4)

MATHEWS, Thomas G. "The spanish Domination of St. Martin, 1633-1648", en: Caribbean Studies (Puerto Rico: Institute of Caribbean Studies, 1969, nº 9).

PÉREZ SÁNCHEZ, Alfonso E. Pintura Barroca en España 1600-1750 (Madrid: Manuales de Arte Cátedra, 2005).

PRIETO Y LLOVERA, Patricio. "La nota militar en el Museo del Prado", en: Ejército. Revista ilustrada de las armas y servicios (Madrid: Ministerio del Ejército, 1942, nº 25 y nº 34; 1943, nº 40).

RUIZ, Inmaculada. "El espacio de la danza en la comedia palatina del Siglo de Oro español a través de un ejemplo concreto", en: Danzaratte, Revista del Conservatorio Superior de Danza de Málaga (Málaga: Conservatorio Superior de Danza, 2011, nº 7).

SÁNCHEZ CANTÓN, Francisco Javier. Catálogo de las pinturas, (Madrid: Museo del 1963)

VILA VILAR, Enriqueta. Historia de Puerto Rico, 1600-1650 (Sevilla: Publicaciones de la Escuela de Estudios Hispano-Americanos, 1974).


Bibliografía específica
AA.VV. El Palacio del Rey Planeta Felipe IV y el Buen Retiro (Madrid, Museo Nacional del Prado, catálogo de exposición, 2005).

BLASCO, Carmen. El palacio del Buen Retiro de Madrid. Un proyecto hacia el pasado, (Madrid: Fundación Cultural Coam, 2001).

BONET CORREA, Antonio. "El Palacio y los jardines del Buen Retiro", en: Militaria Revista de Cultura Militar (Madrid: Universidad Complutense, 1997, nº 9).

BROWN, Jonathan; ELLIOTT, John H. Un palacio para el rey. El Buen Retiro y la corte de Felipe IV (Madrid: Alianza Editorial, 1981).

CAMACHO LÓPEZ-ESCOBAR, Diego; MONTILLA CASTRO, Carmen. "El Salón de Reinos del palacio del Buen Retiro", en: Ejército de Tierra Español (Madrid: Ministerio de Defensa, 1998, nº 693, año LIX).

CASTRILLO MAZERES, Francisco. "El Salón de Reinos y la monarquía militar de los Austrias", en: Militaria, Revista de Cultura Militar (Madrid: Universidad Complutense, 1990, nº 2).

CATURLA, María Luisa. "Pinturas, frondas y fiestas del Buen Retiro", en: Revista de Occidente (Madrid: Fundación Ortega y Gasset, 1947).

CHAVES MONTOYA, María Teresa. "El Buen Retiro y el conde duque de Olivares", en: Anuario del Departamento de Historia y Teoría del Arte (Madrid: Universidad Autónoma, 1992, nº 4).

DÁVILA, Rocío; GARCÍA-MÁIQUEZ, Jaime; PORTÚS PÉREZ, Javier. "Los retratos ecuestres de Felipe III y Margarita de Austria de Velázquez para el Salón de Reinos", en: Boletín del Museo del Prado (Madrid: Museo del Prado, vol. 29, nº 47, 2011).

GARCÍA-MONTÓN GONZÁLEZ, Patricia. "Que fue del Salón de Reinos. Medio siglo de utopia", en: Locus Amoenus (Barcelona: Revista de arte de la Universidad Autónoma, 2016, nº 14).

MARIAS FRANCO, Fernando. Pintura de historia, imágenes políticas. Repensando el Salón de Reinos. Discurso leído por el autor el 24 de junio de 2012 en el acto de su recepción a la Real Academia de la Historia (Madrid: Real Academia de la Historia, 2012).

OLIVÁN SANTALLESTRA, Laura. "Minerva, Hispania y Bellona: cuerpo e imagen de Isabel de Borbón en el Salón de Reinos", en: Chronica Nova: Revista de Historia Moderna de la Universidad de Granada (Granada: Universidad, nº 37, 2011).

Recursos en línea
EuropaPress, "Norman Foster y Carlos Rubio rehabilitarán el Salón de Reinos del Museo del Prado". http://www.europapress.es/cultura/exposiciones-00131/noticia-norman-foster-carlos-rubio-rehabilitaran-salon-reinos-museo-prado-20161124133154.html (en línea, 24 noviembre 2016).

Publicado

11-12-2019

Como Citar

García Sánchez , L. (2019). Arte, ostentação e poder. Felipe IV e o programa iconográfico do Salão do Reino do Palácio Buen Retiro. O contexto Atlântico. Cuadernos De Historia Del Arte, (33), 111–158. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/cuadernoshistoarte/article/view/2773

Edição

Seção

Artículos