Espacios formativos y educación no convencional: Reflexiones sobre procesos alternativos de enseñanza

Autores

  • Ricardo Antonio Castaño Gaviria Universidad de Antioquia

Palavras-chave:

Movimentos sociais, Didáticas, Pedagogia, Educação

Resumo

Neste texto propomos pensar os espaços da educação não convencional em uma reflexão pedagógica alternativa, identificando quais são suas caraterísticas do ensino e formação, tentando ir além dos limites da concepção tradicional de didática e pedagogia. É uma proposta de interpretação que não busca gerar um modelo general para compressão das possíveis "didáticas de" nos processos educativos levados pelos movimentos sociais e culturais, em troca propomos, colocar atenção nestas questões e sua importância investigativa, compreender suas possibilidades e alternativas no entendimento das formas contemporâneas onde educação e pedagogia, colocam-se como formas de resistência e criação frente à ideia da Escola tradicional.    

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ricardo Antonio Castaño Gaviria, Universidad de Antioquia

Sociólogo, Magister en Motricidad y Desarrollo Humano. Universidad de Antioquia Colombia. Doctor en Educação e Contemporaneidad. Universidad del Estado da Bahía- Brasil. Pós-doutorado en Educação en PPGE-UFMT, Universidad Federal de Matogrosso –Brasil-. Mimbro de los grupos de investigación: Antropología Pedagógica e Histórica. Formaph, Universidad de Antioquia  y del  Grupo de Estudos e Pesquisa em Política e Formação Docente, IE-UFMT- Brasil, correo electrónico: rcastanog@gmail.com

Referências

Bolivar, Antonio. 1995. El conocimiento de la enseñanza. Epistemología de la investigación curricular. Granada, España: Colección Monografías FORCE. núm. 9.

Bonafé, Jaume. 2010. "La ciudad en el currículum y el currículum en la ciudad". En: Gimeno, J. (ED) Saberes e incertidumbres sobre el curriculum. Madrid: Editorial Morata.

Castaño, Ricardo. 2016. Movimientos Sociales y pedagogías de la resistencia. Reflexiones antropológico pedagógicas. Revista Altre Modernità, v. Speciale: 114-129.

Guelman, Anahí; Palumbo, María Mercedes. 2015. Prácticas pedagógicas descolonizadoras en experiencias productivas autogestionadas de movimientos sociales: el principio formativo del trabajo. Revista Interamericana de Educación de Adultos, vol.37, Nº 2. http://www.crefal.edu.mx/rieda/images/rieda-2015-2/exploraciones2.pdf

Matos de Souza, Rodrigo; Castaño Gaviria, Ricardo y Clementino de Souza, Elizeu. 2018. Pedagogía de la resistencia: la negación como pieza de (de)formación. Revista Praxis Educativa, vol. 22, Nº2. https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/2682

Mignolo, Walter. 2001. Capitalismo y Geopolítica del Conocimiento. Buenos Aires: Ediciones del Signo.

Salcedo, Javier. 2009. Pedagogía de la potencia y didáctica no parametral. Entrevista con Estela Quintar Revista Interamericana de Educación de Adultos, vol. 31, núm. 1, p. 119-133 Centro de Cooperación Regional para la Educación de Adultos en América Latina y el Caribe Pátzcuaro, México. https://www.redalyc.org/pdf/4575/457545096006.pdf

Runge, Andrés Klaus.2018. Didáctica e Investigación sobre la enseñanza. Disponible en: https://www.youtube.com/watch?v=OmEG_9mVtxc&t=371s

Zemelman, Hugo.2012. Los horizontes de la razón: I. Dialéctica y apropiación del presente. Madrid: Anthropos.

Publicado

13-12-2018

Como Citar

Castaño Gaviria, R. A. (2018). Espacios formativos y educación no convencional: Reflexiones sobre procesos alternativos de enseñanza. Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación, 3, 1–16. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/saberesypracticas/article/view/1421