Entre reconhecimentos, desafios e tensões: apropriações dos alunos em uma iniciativa ESI na formação de professores

Autores

  • Sofía Dueñas Díaz Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)
  • Raquel Lacaria Universidad Nacional de Centro de la Provincia de Buenos Aires

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.36.045

Palavras-chave:

educação sexual integral, apropriação, formação de professores, política, tensões

Resumo

Este trabalho localiza-se no campo da Antropologia e da Educação e faz parte de um projeto que investiga a incidência das políticas de Educação Sexual Integral nas experiências formativas de professores alunos do ensino fundamental. Especificamente aqui, apresentaremos uma análise exploratória em torno das apropriações pelos alunos de uma proposta de ESI no âmbito de um espaço de oficina definido institucionalmente como aquele dedicado à implementação dessa política. A análise efectuada revela as várias formas de reconhecimento da proposta pela população estudantil, o que inclui a sua avaliação, bem como a existência de desafios e tensões expressos no tratamento da temática. Considerando essas complexidades que perpassam e condicionam as formas de apropriação, plantaremos algumas reflexões incipientes em torno das complexidades que envolvem o ensino de ESI na formação de professores. A pesquisa foi realizada a partir da abordagem etnográfica por meio de entrevistas, observação participante e análise de fontes documentais.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sofía Dueñas Díaz, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Licenciada en Antropología Social (FACSO-UNICEN) Estudiante de Doctorado en Antropología (FFyL- UBA).

Becaria doctoral CONICET. Se especializa en temáticas de educación y género desde el campo subdisclinar de Antropología y Educación. 

 

Raquel Lacaria, Universidad Nacional de Centro de la Provincia de Buenos Aires

Profesora de antropología. Tesista en la Maestría en Antropología social (FACSO-UNICEN).

Docente tutora del PECE (FACSO UNICEN) Profesora del espacio de la Práctica especialista y de la materia Antropología en el profesorado de Ciencias Sociales- Profesora del espacio TFO "La diversidad atraviesa la escuela" en el Profesorado de educación primaria (ISFD Nº22)

Referências

Achilli, E. (2005). Investigar en Antropología Social. Los desafíos de transmitir un oficio. Laborde Editor.

Baez, J. y González del Cerro, C. (2015). Políticas de Educación Sexual: tendencias y desafíos en el contexto latinoamericano. Revista del IICE, 38, pp. 7-24.

Bilinkis, M. (2014). Niñez y sexualidad infantil. Los debates parlamentarios de la Ley Nacional de Educación Sexual Integral. En Castro Esnal, Analía et. al. (eds.): Entre pasados y presentes IV: estudios contemporáneos en ciencias antropológicas (pp. 103-117). Asociación Amigos del Instituto Nacional de Antropología.

Boccardi, F. (2008). Los efectos del feminismo y los estudios de género en la educación sexual. alfilo. Nº 24. Revista Digital. Facultad de Filosofía y Humanidades, Universidad Nacional de Córdoba. https://ffyh.unc.edu.ar/alfilo/anteriores/24/boccardi-los-efectos-del-feminismo-y-los-estudios-de-genero.pdf

Dueñas Díaz, S. (2019). La ESI en la Educación Física: la apropiación de la “clase mixta” en un contexto de tensión entre la “competencia como modelo de enseñanza” y la “integración de géneros” en una escuela secundaria de la ciudad de Olavarría. [Tesis de licenciatura no publicada]. Universidad Nacional del Centro de la Provincia de Buenos Aires.

Enriz, N. y Padawer, A. (2009). Experiencias formativas en la infancia rural mbyá-guaraní. Avá. 15, pp. 315-332.

Esquivel, J.C. (2014). Cuestión de Educación (sexual). Pujas y negociaciones político-religiosas en la Argentina democrática. CLACSO.

Hammersley, M y Atkinson, P (1994). Etnografía. Métodos de investigación. Paidós.

Lamas, M. (1998). La violencia del sexismo. En Sánchez Vázquez, A. (ed.): El mundo de la violencia (pp. 191-198). UNAM, Facultad de Filosofía y Letras, Fondo de Cultura Económica.

Lavigne, L. y González Martín, M. (2015) Reflexiones desde la formación docente en educación sexual integral. Una propuesta para el abordaje de la diversidad sexual humana. Temas de educación. 21, 1, pp. 183-200.

Levinson B. y Holland D. (1996). The Cultural Production of the Educated Person: An Introduction. En: Levinson B.; Foley D. y Holland D. (eds.) The cultural production of the educated person. Critical Ethnographies of Schooling and Local Practice. University of New York press.

Morgade, G. (2011). Toda educación es sexual: hacia una educación sexuada justa. La Crujía.

Morin, E. (1994). Sociología. Tecnos.

Rockwell, E. (2009). La experiencia etnográfica: historia y cultura en los procesos educativos. Paidós.

Rockwell, E. (1996). Claves para la apropiación: la educación rural en México. En: Levinson B.; Foley D. y Holland D. (eds.)The cultural production of the educated person. Critical Ethnographies of Schooling and Local Practice. University of New York press.

Rockwell, E. (1995). La escuela cotidiana. Fondo de Cultura Económica.

Sinisi, L. (2007). El aporte en la investigación antropológica en educación y su incidencia en la evaluación de políticas educativas y programas ‘innovadores’. Revista REDiparc.

Talani Zuleva, P. (2019). Educación sexual integral y perspectiva de género en la formación docente: una conjunción indispensable para una pedagogía crítica y feminista. Saberes y prácticas. Revista de filosofía y educación. 4, pp. 1-14.

Tevez, E., Dueñas Díaz S. y Román, J. (2020). “La “perspectiva intercultural” en la formación docente: implementaciones, apropiaciones, límites y tensiones en un Instituto de Formación Docente de la Provincia de Buenos Aires (Argentina) en un contexto de desfinanciamiento educativo”. En: VI Congreso Asociación Latinoamericana de Antropología. Montevideo, Uruguay.

Dirección General de Cultura y Educación. Gobierno de la Provincia de Buenos Aires. Diseño Curricular Para la Educación Superior nivel Inicial y Primario (2008) http://servicios.abc.gov.ar/lainstitucion/ organismos/consejogeneral/disenioscurriculares/documentosdescarga/dcurricularsuperior.pdf

Ministerio de Educación, Presidencia de la Nación. Lineamientos Curriculares para la Educación Sexual Integral (2008) https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/lineamientos_0.pdf

Ministerio de las Mujeres, Géneros y Diversidades. Guía para una comunicación con perspectiva de género (2020). https://www.argentina.gob.ar/sites/default/files/guia_para_una_comunicacion_con_perspectiva_de_genero_-_mmgyd_y_presidencia_de_la_nacion.pdf

Publicado

11-03-2022

Como Citar

Dueñas Díaz, S., & Lacaria, R. (2022). Entre reconhecimentos, desafios e tensões: apropriações dos alunos em uma iniciativa ESI na formação de professores. Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación, 7(1), 1–11. https://doi.org/10.48162/rev.36.045