Pedagogias do neoliberalismo: do estudo à performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.36.128

Palavras-chave:

Filosofia da Educação, Política, Ética, Colonialidade, Avaliação

Resumo

Neste ensaio exploraremos alguns problemas ético-políticos da redução do estudo ao desempenho, à medida que a lógica neoliberal da aprendizagem competente promove através da racionalidade expansiva da avaliação e da crescente tecnologização que a auxilia. A preocupação da qual partimos procura questionar o estudo como mero veículo para atingir as atuais coordenadas produtivistas e abre a questão da sua base relacional transformadora de si com a pluralidade do mundo. A partir deste cunho, serão abordados os discursos filosóficos da educação que se agrupam sob um “elogio ao estudo”, analisando aquelas tensões que podem conectar ou desconectar o estudo da colonialidade que funciona nas pedagogias do neoliberalismo. Além de caracterizá-los, será investigada outra dimensão do estudo diante da ansiedade excessiva sobre o que é útil (sempre mensurável) que altera os laços pedagógicos e os laços comunitários a partir da competição pelo crédito exigido pelo capitalismo cognitivo.

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Biografia do Autor

Facundo Giuliano, Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas (CONICET)

Doctor en Ciencias de la Educación por la Universidad de Buenos Aires. Posdoctorado en Ciencias Humanas y Sociales por la Facultad de Filosofía y Letras (UBA). Se desempeña como Investigador del Conicet, profesor en Institutos Superiores de Formación Docente y en posgrados de Universidades Nacionales de Argentina. Director del proyecto de investigación FiloCyT “Educación, filosofía y psicoanálisis: un anudamiento indisciplinado frente al capitalismo contemporáneo” (2019-2024) con sede en el Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación (UBA). Ha sido profesor/investigador visitante en universidades extranjeras, de América Latina y Europa. Ha dictado seminarios de grado y posgrado, y publicado en revistas nacionales e internacionales sobre problemáticas pedagógicas, filosóficas, psicoanalíticas y literarias. Autor de “Rebeliones éticas, palabras comunes: conversaciones (filosóficas, políticas, educativas) con Judith Butler, Raúl Fornet-Betancourt, Walter Mignolo, Jacques Rancière, Slavoj Žižek” (Miño y Dávila, 2017), “¿Podemos pensar los no-europeos? Ética decolonial y geopolíticas del conocer” (del Signo, 2018), “Espejismos de la formación contemporánea: controversias del evaluar / eróticas del educar” (Lugar editorial, 2022), Contrafilosofías de la evaluación: pedagogías sin rendición (Miño y Dávila, 2022). Prologó y compiló “El vuelo de la pluma” (Miluno, 2021), que reúne textos inéditos de Tununa Mercado.

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Publicado

30-12-2024

Como Citar

Giuliano, F. (2024). Pedagogias do neoliberalismo: do estudo à performance. Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación, 9(2), 1–12. https://doi.org/10.48162/rev.36.128