Pedagogias do neoliberalismo: do estudo à performance
DOI:
https://doi.org/10.48162/rev.36.128Palavras-chave:
Filosofia da Educação, Política, Ética, Colonialidade, AvaliaçãoResumo
Neste ensaio exploraremos alguns problemas ético-políticos da redução do estudo ao desempenho, à medida que a lógica neoliberal da aprendizagem competente promove através da racionalidade expansiva da avaliação e da crescente tecnologização que a auxilia. A preocupação da qual partimos procura questionar o estudo como mero veículo para atingir as atuais coordenadas produtivistas e abre a questão da sua base relacional transformadora de si com a pluralidade do mundo. A partir deste cunho, serão abordados os discursos filosóficos da educação que se agrupam sob um “elogio ao estudo”, analisando aquelas tensões que podem conectar ou desconectar o estudo da colonialidade que funciona nas pedagogias do neoliberalismo. Além de caracterizá-los, será investigada outra dimensão do estudo diante da ansiedade excessiva sobre o que é útil (sempre mensurável) que altera os laços pedagógicos e os laços comunitários a partir da competição pelo crédito exigido pelo capitalismo cognitivo.
Downloads
Referências
Alemán, J. (2018). Capitalismo: Crimen perfecto o Emancipación. Madrid: Ned.
Anijovich, R. y Cappelletti, G. (2017). La evaluación como oportunidad. Buenos Aires: Paidós.
Benasayag, M. y Charlton, E. (1992). Crítica de la felicidad. Buenos Aires: Nueva Visión.
Brecht, B. (1999). 80 poemas y canciones. Buenos Aires: Adriana Hidalgo.
Cubas, C. y Rechia, K. (2020). Sobre formas de hacer: el estudio y el oficio de profesor. En: F. Bárcena, M. V. López y J. Larrosa (Orgs.), Elogio del estudio (pp. 143-173). Buenos Aires: Miño y Dávila.
Crary, J. (2015). 24/7: el capitalismo tardío y el fin del sueño. Buenos Aires: Paidós.
De Lajonquière, L. (2011). Figuras de lo infantil. Buenos Aires: Nueva Visión.
Giuliano, F. (2019). Escuela y colonialidad. Variantes e invariantes (estéticas) de la clasificación social. Ñawi: arte diseño comunicación, 3(2), 93-108. https://doi.org/10.37785/nw.v3n2.a7
Giuliano, F. (2022a). Contrafilosofías de la evaluación: pedagogías sin rendición. Buenos Aires: Miño y Dávila.
Giuliano, F. (2022b). Espejismos de la formación contemporánea: controversias del evaluar / eróticas del educar. Buenos Aires: Lugar Editorial.
Giuliano, F., & Skliar, C. (2019). A propósito de la pereza y la scholè. Archivos de Ciencias de la Educación, 13(16). https://doi.org/10.24215/23468866e072
Girondo, O. (2012). Obra: poesía y prosa. Buenos Aires: Losada.
Krenak, A. (2022). Futuro ancestral. São Paulo: Companhia das Letras.
Krenak, A. (2023). La vida no es útil. Buenos Aires: Eterna Cadencia.
Kusch, R. (2007). Obras completas: v. 1. Rosario: Fundación Ross.
Larrosa, J. (2020). Aprender/Estudiar una lengua. En: F. Bárcena, M. V. López y J. Larrosa (Orgs.), Elogio del estudio (pp. 69-98). Buenos Aires: Miño y Dávila.
Martínez Estrada, E. (2013). Mensajes. Buenos Aires: Interzona/Ediuns.
Martyniuk, C. (2023). Solipsismo: Memoria, soledad y melancolía. Adrogué: La Cebra.
Masschelein, J. (2020). Algunas notas sobre la universidad como Studium. Un lugar de estudio público colectivo. En: F. Bárcena, M. V. López y J. Larrosa (Orgs.), Elogio del estudio (pp. 175-202). Buenos Aires: Miño y Dávila.
Mignolo, W. (2024). El lado más oscuro de la modernidad occidental: Futuros globales, opciones descoloniales. Buenos Aires: Prometeo.
Odifreddi, P. (2018). Diccionario de la estupidez. Barcelona: Malpaso.
Roca, D. (2008). Obra reunida I: cuestiones universitarias. Córdoba: UNC.
Saur, D. (2007). Presencia neoliberal en la discursividad mediática sobre educación. En: P. Padierna y R. Mariñez (Coords.), Educación y comunicación: tejidos desde el Análisis Político del Discurso (pp. 155-187). México: Programa de Análisis Político de Discurso / Casa Juan Pablos.
Tatián, D. (2020). El estudio como cuidado del mundo. En: F. Bárcena, M. V. López y J. Larrosa (Orgs.), Elogio del estudio (pp. 99-117). Buenos Aires: Miño y Dávila.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Facundo Giuliano
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 2.5 Argentina.