Expansão heterogênea do sistema universitário 30 anos após a LES

O caso da oferta acadêmica na UNSJ

Autores

  • Lucia Manchinelli Universidad Nacional de San Juan, Facultad de Ciencias Sociales
  • Gonzalo Miguel Castillo Consejo Nacional de Investigaciones Científicas y Técnicas, Universidad Nacional de San Juan, Facultad de Ciencias Sociales https://orcid.org/0000-0002-0264-5537

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.48.089

Palavras-chave:

oferta acadêmica, política universitária, UNSJ

Resumo

O conhecido e heterogêneo progresso das carreiras de graduação e pós-graduação na Argentina pode se considerar como um dos efeitos da tentativa de modernização da universidade na década dos 90, em pleno crescimento das políticas neoliberais, contexto marcado pela adoção dos lineamentos impulsados pelo financiamento dos organismos internacionais. Passadas já quase três décadas da criação da Lei Nacional N° 24.521/95 de Educação Superior, este trabalho avança em volta aos claros-escuros experimentados pela oferta académica universitária nacional em décadas recentes. Da mesma forma, é caracterizado o impacto de tal expansão em um caso específico: trata-se da Universidade Nacional de San Juan, casa de estúdio que concentra a maioria das capacidades académicas de educação superior na província de San Juan.

Em relação à abordagem conceitual, o trabalho se sustenta desde o paradigma da circulação de múltiplas escalas do conhecimento produzido desde instituições universitárias. Em conformidade com isso, o acesso metodológico assume uma arquitetura dual, constituída a partir de uma primeira etapa de análises documental e uma segunda de instrumentalização de indicadores de circulação do conhecimento focalizados na oferta académica da UNSJ.

Referências

Alcón, E. (2011). La internacionalización de los estudiantes universitarios. La cuestión Universitaria. 7, 32-39. https://polired.upm.es/index.php/lacuestionuniversitaria/article/view/3354/3496

Algañaraz, V, y Castillo, G. (2018). Docencia e investigación en la Universidad Nacional de San Juan (1994-2015): impacto de Programa de Incentivos a Docentes-Investigadores y la carrera del investigador científico del CONICET. Prometeica. Revista de Filosofía y Ciencias, 16, 57-77. https://periodicos.unifesp.br/index.php/prometeica/article/view/1669/pdf

Algañaraz, V. (dir.). (2021). El desarrollo de la investigación científica en la Universidad Nacional de San Juan. Una mirada en clave histórica y sociológica. San Juan: Editorial UNSJ.

Algañaraz, V. y Castillo, G. (2017) El desarrollo reciente de las research capacities en la Universidad Nacional de San Juan (2003-2017): entre la expansión y su freno. Prácticas y Discursos. Cuadernos de Ciencias Sociales. 6(8). 11-44. https://revistas.unne.edu.ar/index.php/dpd/article/view/2368

Barsky, O. (1995). El sistema de posgrado en la Argentina. Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación de la Nación Argentina.

Beigel, F. (2018). Las relaciones de poder en la ciencia mundial. Un anti-ranking para conocer la ciencia producida en la periferia. Revista Nueva Sociedad. 274, 13-28. https://www.nuso.org/media/articles/downloads/TG.Beigel_274.pdf

Beigel, F. (2019). Indicadores de circulación de la producción científica de las universidades: una perspectiva multi-escalar para visibilizar anclajes locales y promover alcances regionales. Revista Ciencia, Tecnología y Política. 3, 01-12. https://revistas.unlp.edu.ar/CTyP/article/view/9159/7940

Beigel, F., y Algañaraz, V. (2020). Nuevos indicadores para reconocer las modalidades de interacción social de la universidad y coproducción de conocimientos. Propuestas y alcances del Manual de Cuyo. Papeles del Observatorio, 18, 52-58. http://hdl.handle.net/11336/147035

Bekerman, F. (2021). Modelos universitarios en Argentina: heterogeneidad institucional en el caso de la Universidad de San Martín (UNSAM). RevIISE - Revista De Ciencias Sociales Y Humanas, 18, 13-25. https://ojs.unsj.edu.ar/index.php/reviise/article/view/571

Bertoni, A. y Cano, D. (1990). La educación superior argentina en los últimos 25 años: tendencias y políticas. Propuesta Educativa, 2, 11-24.

Brunner, J. J. (1990). Educación Superior en América Latina. Santiago de Chile: Fondo de Cultura Económica.

Brunner, J. J. (1992). Evaluación y financiamiento de la Educación Superior para América Latina: Bases para un nuevo contrato. Santiago de Chile: FLACSO.

Buchbinder, P. (2020). El sistema universitario argentino: una lectura de sus transformaciones en el largo plazo (1983-2015). Revista de la Educación Superior. 49, 45-64. https://www.scielo.org.mx/pdf/resu/v49n193/0185-2760-resu-49-193-45.pdf

Carabelli, P. (2023). Las lenguas extranjeras y la internacionalización de la universidad: representaciones desde los cursos de inglés. DIGILEC Revista Internacional de Lenguas y Culturas. 10, 1-19. https://doi.org/10.17979/digilec.2023.10.0.9587

Casasempere-Satorres, A. y Vercher-Ferrándiz, M. L. (2020). Bibliographic documentary analysis. Getting the most out of the literature review in qualitative research. New Trends in Qualitative Research, 4, 247–257. https://doi.org/10.36367/ntqr.4.2020.247-257

Castells, M. (2002). La era de la información: economía, sociedad y cultura. Volumen I. La sociedad red. Alianza Editorial, S.A.

Castillo, G. M., y Prado, F. C. (2017). Dinámicas de la actividad científica del Instituto de Investigaciones Socio-Económicas de la Universidad Nacional de San Juan de Argentina. Revista Ciencia e Interculturalidad, 21(2), 31-51. https://doi.org/10.5377/rci.v21i2.5600

Chiroleu, A.; Marquina, M. y Rinesi, E. (2012). La política universitaria de los gobiernos Kirchner: continuidades, rupturas, complejidades. Buenos Aires: Universidad Nacional de General Sarmiento.

de Pablo Pons, J. (2010). Universidad y sociedad del conocimiento. Las competencias informacionales y digitales. En Revista de Universidad y Sociedad del Conocimiento. 7(2), 06-16. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=3666613

García de Fanelli, A. M. (1996). Estudios de posgrado en la Argentina: Alcances y limitaciones de su expansión en las universidades públicas. Buenos Aires: CEDES.

García de Fanelli, A. (1997). La Reforma de la Educación Superior en la Argentina: entre el Mercado, la Regulación Estatal y la lógica de las Instituciones. Documento de Trabajo 6/97. Núcleo de Pesquisas sobre Ensino Superior (NUPES): Universidad de Sao Paulo. https://sites.usp.br/nupps/wp-content/uploads/sites/762/2020/12/dt9706.pdf

García de Fanelli, A. M. et al. (2001). Entre la academia y el mercado. Posgrados en Ciencias Sociales y políticas públicas en Argentina y México. México: CEDES/ ANUEIS.

García de Fanelli, A. y Balán, J., (1994) Expansión de la oferta universitaria: nuevas Instituciones, nuevos programas. Buenos Aires: CEDES.

Guerrini, V.; Jeppesen, C.; Nelson, A., (2004) La Evolución del Sistema de Posgrados en los últimos 15 años: transformaciones cuantitativas y cualitativas. [ponencia].IV Encuentro Nacional y I Latinoamericano: La Universidad como Objeto de Investigación. San Luis, Argentina.

Marquina, M. y Chiroleu, A. (2015). ¿Hacia un nuevo mapa universitario? La ampliación de la oferta y la inclusión como temas de agenda de gobierno en Argentina. Propuesta Educativa, 43, 7-16. http://www.scielo.org.ar/pdf/pe/n43/n43a03.pdf

Marquis, C., (1998). “Acreditación y Desarrollo de los posgrados en Argentina”, en: Marquis, C.; Spagnolo, F.; Valenti Nigrini, G. Desarrollo y Acreditación de los Posgrados en Argentina, Brasil y México. (01-24) Buenos Aires: Ministerio de Cultura y Educación.

Peña, T. (2022). Etapas del análisis de la información documental. Revista Interamericana de Bibliotecología, 45(3), e340545. https://doi.org/10.17533/udea.rib.v45n3e340545

Prado, F. (2021). ¿Profesionalización científica o jerarquización académica? RevIISE - Revista De Ciencias Sociales Y Humanas, 17, 261-284. https://ojs.unsj.edu.ar/index.php/reviise/article/view/573

Rengifo-Millán, M., (2015). La globalización de la sociedad del conocimiento y la transformación universitaria. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 13(2), 809-822. https://revistaumanizales.cinde.org.co/rlcsnj/index.php/Revista-Latinoamericana/article/view/1965/586

Rodríguez Gómez, R. (2006). Editorial Revista de la Educación Superior. Revista de la Educación Superior, 35(137), 5-7.

Sánchez-Torres, J., González-Zabala, M. y Sánchez Muñoz, M. (2012). La Sociedad de la Información: Génesis, Iniciativas, Concepto y su Relación con Las TIC. Revista UIS Ingenierías, 11(1), 113-129. https://dialnet.unirioja.es/servlet/articulo?codigo=6299784

Publicado

23-01-2025

Como Citar

Manchinelli, L., & Castillo, G. M. (2025). Expansão heterogênea do sistema universitário 30 anos após a LES: O caso da oferta acadêmica na UNSJ. studios ociales Contemporáneos, (32), 127–159. https://doi.org/10.48162/rev.48.089