Os campos de batalha da Independência na América Meridional
um patrimônio nacional em construção
DOI:
https://doi.org/10.48162/rev.45.004Palavras-chave:
Campo de batalha, Independência, monumentos, patrimônio nacionalResumo
Este artigo analisa, de chave comparada, os processos de construção do patrimônio, os elementos museográficos, a musealização e a dotação monumental de seis campos de batalha representativos das guerras de Independência de inícios do século XIX, na região meridional da América Latina: Pantano de Vargas e Boyacá (1819) na Colômbia; Carabobo (1821) na Venezuela; Pichincha (1822) no Equador; Junín e Ayacucho (1824) no Peru.
Embora a história dos seus monumentos inicie no século XIX, é durante as festas nacionais dos centenários e sesquicentenários da Independência, celebrados no século XX, quando se produzem as maiores mudanças e a aparição de monumentos nestes campos de batalha, em ordem de cumprir a função pedagógica assignada pela História Pátria. Apesar de que os campos de batalha são parte de uma história nacional a partir da Independência, as trajetórias dos seus processos de construção e musealização têm semelhanças, que este artigo rastreia com a finalidade de chamar a atenção sobre a sua administração, manejo como Museus Local e futuro, a propósito, dos recentes e próximos bicentenários.
Referências
Almario, Oscar. “Germán Colmenares: ‘clásico’ de la historiografía colombiana”. En Una obra para la Historia: Homenaje a Germán Colmenares, editado por Diana Bonnet, 15-30. Bogotá: Universidad del Rosario, 2015.
Bauman, Zygmunt. Comunidad. Bogotá: Siglo XXI, 2019.
Bergson, Henri. La energía espiritual. Obras escogidas. México: Agui¬lar, 1959.
Bou, Patricia. “Tras la batalla de Austerlitz: proyecto de musealización”. Trabajo de Grado en Arqueología, Universitat Autónoma de Barcelona, 2014.
Bustos, Guillermo. El culto a la nación. Escritura de la historia y rituales de la memoria en Ecuador, 1870-1950. Quito: Fondo de Cultura Económica, 2017.
Guedea, Virginia, Coord. Asedios a los Centenarios (1910 y 1921). México: Fondo de Cultura Económica y Universidad Nacional Autónoma de México, 2009.
Gutiérrez, Rodrigo. “Construyendo las identidades nacionales. Próceres e imaginario histórico en Sudamérica (siglo XIX)”. En La construcción del héroe en España y México (1789-1847), editado por Manuel Chust-Víctor Mínguez, 281-306. Valencia: Universitat de Valéncia, 2003.
Hernández, F. Xavier. “Espacios de guerra y campos de batalla”. Revista Íber no. 51 (2007): 7-19.
Martínez, Abel y Andrés Otálora. “La República Celestial. El Centenario de la batalla de Boyacá en Tunja (1919)”. Anuario de Historia Regional y de las Fronteras 28 n.o 1 (2023): 45-75.
Martínez, Abel y Andrés Otálora. “La memoria de tanto inmortal. El campo de Boyacá, 1819-2015”. En La Segunda Batalla de Boyacá: Entre la Identidad Nacional y la Destrucción de la Memoria Vol. I – Debate Histórico, editado por Javier Guerrero y Luis Wiesner, 19-91. Tunja: Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia – UPTC, 2015.
Martínez, Abel y Andrés Otálora. “Patria y Madre Patria. Las fiestas centenarias de 1910 y 1911 en Tunja”. Historia y MEMORIA n.o 5 (2012): 115-143.
Olmedo, José Joaquín. La Victoria de Junín. Canto a Bolívar. Lima: Comisión Nacional del Sesquicentenario de la Independencia del Perú, 1974.
Ranciére, Jacques. Aisthesis. Escenas del régimen estético del arte. Buenos Aires: Ediciones Manantial, 2013.
República Bolivariana de Venezuela - Instituto de Altos Estudios del Poder Electoral. Arco de Triunfo. Campo de Carabobo – Venezuela. Caracas: Consejo Nacional Electoral, 2021.
Ricoeur, Paul. La memoria, la historia, el olvido. Madrid: Editorial Trotta, 2003.
Rodríguez, Sandra. Memoria y olvido: usos públicos del pasado en Colombia, 1930-1960. Bogotá: Universidad del Rosario, Universidad Nacional de Colombia, 2017.
Thibaud, Clément. “Definiendo el sujeto de la soberanía: repúblicas y guerra en la Nueva Granada y Venezuela, 1808-1820”. En Las armas de la Nación: independencia y ciudadanía en Hispanoamérica 1750-1850, editado por Manuel Chust y Juan Marchena, 185-220. Madrid: Iberoamericana-Vervuert, 2007.
Tovar, Bernardo. “Porque los muertos mandan. El Imaginario Patriótico de la Historia Colombiana”. En Pensar el Pasado, editado por Carlos Miguel Ortiz - Bernardo Tovar, 125-169. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia - Archivo General de la Nación.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
Direitos de Autor (c) 2023 Abel Fernando Martínez Martín, Andrés Ricardo Otálora Cascante, Alejandro Burgos Bernal
Este trabalho encontra-se publicado com aLicença Internacional Creative Commons Atribuição-NãoComercial-CompartilhaIgual 3.0.
Los artículos enviados al Comité Editor del Instituto de Historia del Arte, para ser publicados, los autores reservan su derecho de propiedad, pero otorgan a la Editorial los derechos de impresión y aceptan la difusión tanto en papel, como en internet y en aquellos sitios virtuales de las cuales los CHA formen parte.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 3.0 No portada