Trajetórias de pesquisa de estudantes de ciências sociais da UNSJ

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.48.090

Palavras-chave:

Bolseiros, Assimetrias, Investigação, Carreiras científicas

Resumo

O estudo das atividades de pesquisa entre estudantes universitários em ciências sociais tem sido pouco abordado na Universidade Nacional de San Juan (UNSJ). Este trabalho concentra-se em compreender os caminhos de pesquisa dos bolsistas estudantis da Faculdade de Ciências Sociais (FACSO) durante as turmas de 2019, 2020 e 2021, identificando-os como "novatos" no campo da pesquisa. Cada estudante traz diferentes capitais, práticas e estratégias para ingressar e se estabelecer neste campo. O estudo examinou principalmente os dois principais programas de bolsas: o Incentivo às Vocações Científicas do Conselho Interuniversitário Nacional (EVC-CIN) e o Conselho de Pesquisas Científicas e Técnicas e de Criação Artística (CICITCA).

Historicamente, as disciplinas dentro do campo científico-acadêmico nacional acumularam recursos de pesquisa de maneira desigual, frequentemente favorecendo algumas disciplinas mais do que outras. Este trabalho está fundamentado na Sociologia Reflexiva de Pierre Bourdieu, utilizando conceitos como trajetórias, novatos e capitais. A metodologia utilizada é o Relacionismo Metodológico, com uma abordagem subjetivista que captura testemunhos por meio de entrevistas semiestruturadas e acesso etnográfico.

Referências

Algañaraz, Dr. V., Castillo, Lic. G., & Guevara, Dra. H. M. (2017). Pensar la lentificación de las trayectorias estudiantiles universitarias desde la reflexividad bourdiana. Un estudio sobre la Universidad Nacional de San Juan. Diálogos Pedagógicos, 15(29). https://doi.org/10.22529/dp.2017.15(29)03

Algañaraz, V. (2021). El desarrollo de las investigaciones científicas en la Universidad Nacional de San Juan. Una mirada en clave histórica y sociológica. Editorial UNSJ. Argentina.

Beigel, F. y Salatino, M. (2015). Circuitos segmentados de consagración académica: las revistas de Ciencias Sociales y Humanas en la Argentina. Información, Cultura Y Sociedad, 32. http://revistascientificas.filo.uba.ar/index.php/ICS/article/view/1342

Bekerman, F. (2018). Distribución desigual de las capacidades de investigación en las ciencias sociales argentinas: Una mirada relacional. Revista Iberoamericana de Ciencia, Tecnología y Sociedad - CTS, 13(37), http://ojs.revistacts.net/index.php/CTS/article/view/59

Bekerman, F. (2018). El Programa de Incentivos a los docentes-investigadores ‘puertas adentro’. Horizontes Sociológicos, 10. http://aass.org.elserver.com/ojs3/index.php/hs/article/view/174/159

Bourdieu, P., Chamboredon, J. C. y Passeron J. C. (1991). El oficio del sociólogo. Presupuestos Epistemológicos. Siglo XXI.

Bourdieu, P. y Wacquant, L. (1995). Respuestas por una antropología reflexiva. Editorial Grijalbo.

Bourdieu, P. (1997). Capital cultural, espacio social y educación. Siglo XXI.

Bourdieu, P. (2001). El oficio científico. Editorial ANAGRAMA.

Bourdieu, P. (2002). Razones Prácticas. Sobre la teoría de la acción. 3° ed. Ed. Anagrama.

Bourdieu, P. (2007). El sentido práctico. Siglo XXI. Buenos Aires. Universidad Católica de la Santísima Concepción, & Fonseca

Grandón, G. R. (2018). Trayectorias de permanencia y abandono de estudios universitarios: Una aproximación desde el currículum y otras variables predictoras. Educación y Educadores, 21(2), 239–256. https://doi.org/10.5294/edu.2018.21.2.4

Guevara, H. M. (2009). Identidades estudiantiles, conocimiento y cultura. Percepciones de jóvenes universitarios y universitarias de Cuyo, Argentina. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 7(1), 209–234. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=77307109

Gutiérrez, A. (2005). Las prácticas sociales: Una introducción a Pierre Bourdieu. Ferreyra editor.

Henríquez, M. G., Storni, S., y Castilla, M. J. (2013) Las genealogías. Una herramienta para el análisis socio histórico. RevIISE - Revista De Ciencias Sociales Y Humanas, 4. http://www.ojs.unsj.edu.ar/index.php/reviise/article/view/42

Kreimer, P. (2001). Historia del mérito.

Kreimer, P., Vessuri, H., Velho, C. y Arellano, A. (2014). Perspectivas latinoamericanas en el estudio social de la ciencia, la tecnología y la sociedad. Buenos Aires. Siglo XXI. Disponible en https://www.esocite.la/wp-content/uploads/2019/02/Perspectivas-Latinoamericanas.pdf

Montañez, S.; Guevara, H. M.; Negri, M. C.; Manchinelli, L.; Belelli, E.; García F. (2012). Mirando la universidad, desde las prácticas docentes y la formación de los alumnos. RevIISE - Revista de Ciencias Sociales y Humanas, 3. https://www.redalyc.org/pdf/5535/553556972004.pdf

Montañez, Negri, C., Manchinelli, L. y Demartini, D. (1995). El sistema educativo provincial y el espacio de las Ciencias Sociales. Revista de la Universidad Nacional de San Juan. Abril 2005, año II-N 12. Disponible en: http://www.revista.unsj.edu.ar/revista12/sist_edu.htm

Ordenanza 013/18-cs del 2018 [Universidad Nacional de San Juan]. Por la cual se establecen modificaciones y se definen las becas CICITCA. 8 de junio del 2018. Disponible en: https://dptocomunicacionunsj.files.wordpress.com/2018/06/ord-13-18-cs.pdf

Ortega, F. (1993). Acerca de la blandura de algunas ciencias. Estudios: Centro de Estudios Avanzados, (1), 57-65.

Reglamento Convocatoria del CIN de 2022 [Consejo Interuniversitario Nacional]. Por la cual se establece gestión, características y condiciones de la Becas de Estímulo a las Vocaciones Científicas. 2022. Disponible en: https://evc.cin.edu.ar/files/REGLAMENTO_EVC_CIN_2022.pdf

Rodrigo, L. M. y Sánchez, A. (2026). Determinantes sociales de la trayectoria escolar de los universitarios chilenos. El caso de la Universidad Católica del Norte, Polis [Online], 42 | 2015, publicado el 4 de marzo de 2016, consultado el 2 de febrero de 2023. http://journals.openedition.org/polis/11444

Publicado

23-01-2025

Como Citar

Rosales Lobos, S. A. (2025). Trajetórias de pesquisa de estudantes de ciências sociais da UNSJ. studios ociales Contemporáneos, (32), 160–182. https://doi.org/10.48162/rev.48.090