Cenário de aprendizagem virtual expandido em redes sociais

Autores

Palavras-chave:

cenário virtual de aprendizagem, pesquisa em design, aprendizagem aberta, sala de aula ampliada, redes sociais

Resumo

O objetivo deste trabalho é comunicar os resultados que fazem parte do projeto de
pesquisa “Cenários virtuais de aprendizagem na universidade. Pesquisa baseada no desenho de propostas educacionais alternativas”, que estuda cenários virtuais de aprendizagem definidos como a combinação e integração de ambientes pessoais e institucionais (salas de aula virtuais) e as redes sociais. Esta integração é propost 
como alternativa às práticas de e-learning geralmente concentradas em ambientes virtuais criados em plataformas institucionais. O artigo apresenta as características
do cenário virtual de aprendizagem, elaborado para um curso de pós-graduação em ensino universitário, e analisa os resultados que se referem à expansão da sala de aula virtual com o uso de redes sociais integradas à proposta de formação. Também são apresentados os resultados sobre as avaliações e projeções dos professores para sua prática de ensino. Metodologicamente, o projeto-quadro é definido pela pesquisa baseada em design, que admite uma diversidade de métodos e técnicas de
coleta de dados durante a fase de implementação. No caso do objetivo que investiga a expansão da sala de aula virtual, trabalhamos com as análises que as redes sociais utilizaram e com os questionários aplicados aos professores participantes da proposta de formação. O estudo permitiu determinar a ampliação do ambiente
virtual, sua expansão para outros espaços de comunicação e conhecimento.

Referências

Adell Segura, J. & Castañeda Quintero, L. (2010). Los Entornos Personales de Aprendizaje (PLE): una nueva manera de entender el aprendizaje. En R. Roig Villa & M. Fiorucci. (Eds.) Claves para la investigación en innovación y calidad educativas. La integración de las Tecnologías de la Información y la Comunicación y la Interculturalidad en las aulas. Universitá degli studi

Argentina.gob.ar. (2022). Métricas en redes sociales. Jefatura de ministros https://www.argentina.gob.ar/jefatura/innovacion-publica/servicios-y-pais-digital/pais-digital/estrategias-de-marketing-digital-1

Castells, M. (2006). La sociedad red: una visión global. Alianza Editorial.

Cobo, C. (2016). La Innovación Pendiente. Reflexiones (y Provocaciones) sobre educación, tecnología y

conocimiento. Colección Fundación Ceibal/ Debate: Montevideo.

Data Reportar. Digital 2021: Informe general global https://datareportal.com/reports/digital-2021-globaloverview-report

Downes, S. (11 de julio de 2013). La condición semántica: conectivismo y aprendizaje abierto. [Videoconferencia]. IBERTIC, Metas 2021 OEI. Buenos Aires. https://www.youtube.com/watch?v=Oth_9v3RcuI

Gros, B. (2015). La caída de los muros del conocimiento en la sociedad digital y las pedagogías emergentes. Education in the Knowledge Society [en línea]. 2015, 16(1), p. 58-68

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=535554757005

Gutiérrez, L. (2012). Conectivismo como teoría de aprendizaje: conceptos, ideas y posibles limitaciones. Revista educación y tecnología, (1), p.111-122. http://revistas.umce.cl/index.php/edytec/article/view/39

Instituto Nacional de Formación Docente. (12 de octubre de 2022). Educación y Tecnologías digitales para el nivel secundario [Archivo de Vídeo]. Youtube. https://www.youtube.com/watch?v=sJACj0HjTqk

Marcelo, C., y Marcelo, P. (2021). Influencers educativos en Twitter. Análisis de hashtags y estructura

relacional. Comunicar, 68, 73-83. https://doi.org/10.3916/C68-2021-0

Prieto Castillo, D. (19 de octubre 2007). En torno a las experiencias pedagógicas decisivas. [Conferencia principal] Conferencia del Encuentro de maestros de Las Heras, Mendoza, Argentina.

Rinaudo, M. (4 de octubre de 2018). Perspectivas en investigación educativa: la investigación basada en diseño. [Conferencia plenaria] Conversatorio Perspectivas en investigación educativa. ICE. Fac. de Filosofía y Letras. UNCuyo, Mendoza, Argentina.

Rinaudo, M. C. & Donolo, D. (2010). Estudios de diseño. Una perspectiva prometedora en la investigación educativa. RED. Revista de Educación a Distancia, (22), p. 1-29.

https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=54715149003

Salinas, J. (2016). La investigación ante los desafíos de los escenarios de aprendizaje futuros. RED. Revista de Educación a Distancia, (50), p. 1-24. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=54746291014

Shwartzman, G.; Tarasow, F. y Trech, M. (2014). De la educación a distancia a la educación en línea: aportes a un campo en construcción. Homo Sapiens.

Siemens, G. (2004). Conectivismo: una teoría de aprendizaje para la era digital. Traducción de Diego E. Leal Fonseca. https://docplayer.es/75071865-Conectivismo-una-teoria-de-aprendizaje-para-la-era-digital%20.html

Publicado

06-12-2022

Como Citar

Barroso, E., Cabezas, T. ., & Gómez, C. (2022). Cenário de aprendizagem virtual expandido em redes sociais . Encuentro Educativo. Revista De investigación Del Instituto De Ciencias De La Educación, 3(2), 94–139. Obtido de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/encuentroE/article/view/6292