Autoridad y derecho a la filosofía

Problemas de una filosofía de la universidad

Autores

  • Esther Juliana Vargas Arbeláez Universidad Pedagógica Nacional

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.36.135

Palavras-chave:

autoridad, Instituciones, Derecho a la filosofía, Universidad, Poder

Resumo

1.008 / 5.000   Resultados de traducción Resultado de traducción Neste texto a questão da autoridade é revista no âmbito do problema colocado por Derrida a respeito do direito à filosofia. A questão da autoridade está relacionada, por um lado, com uma implicação política (em termos de criação de realidades, de institucionalização), e por outro lado, acarreta uma forte tensão com a ideia de poder (geralmente entendido como conflitante). O texto explora ambas as formas de autoridade e a sua ligação com a necessidade de garantir um direito (de ordem institucional) à filosofia. Para tanto, é feita uma revisão do conceito de autoridade, sua distinção com a ideia de poder (sob H. Arendt) e, consequentemente, as implicações para a institucionalidade. Numa segunda secção, recapitulamos a abordagem do “direito à filosofia” desenvolvida por J. Derrida e a sua tensa relação com a institucionalidade. Encerra com uma conclusão, sob a proteção de uma breve revisão da abordagem kantiana do direito.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AAVV. (1959). La idea de universidad en Alemania. Editorial Sudamericana.

Agamben, G. (2005). Estado de excepción. Homo Sacer I, II. Adriana Hidalgo.

Arendt, H. (2020). Entre el pasado y el futuro. Ocho ejercicios sobre la reflexión política. Editorial Planeta.

Arendt, H. (1956). “Authority in the Twentieth Century.” The Review of Politics, Vol. 18, no. 4, pp. 403–417. http://www.jstor.org/stable/1404647

Aristóteles. (2007). Política. Alianza Editorial.

Austin, J. (1982). Cómo hacer cosas con palabras. Palabras y acciones. Paidós.

Bobbio, N. (1989). Estado, gobierno y sociedad. Por una teoría general de la política. Fondo de Cultura Económica.

Bonvecchio, C. (2002). El mito de la universidad. Fondo de Cultura Económica.

Borrero Cabal, A. (2008). La universidad: Estudio sobre sus orígenes, dinámicas y tendencias. Tomo I. Editorial Pontificia Universidad Javeriana.

Bustamante, G. (2020). Cuatro paradigmas de recontextualización. Editorial Aula de Humanidades.

Derrida, Jacques. (2023). Privilegio o del derecho a la filosofía. (Trad. C. Ávalos Valdivia). Ediciones UACH.

Joliot, P. (2004). La investigación apasionada. Fondo de Cultura Económica.

Kant, I. (2003). El conflicto de las facultades. Alianza Editorial.

Kant, I. (2012). Sobre la paz perpetua. Ediciones Akal.

Kant, I. (1873). Principios metafísicos del derecho. Librería de Victoriano Suárez.

Le Goff, J. (1985). Los intelectuales en la Edad Media. Editorial Gedisa.

Naishtat, F., García Raggio, A. M. y Villavicencio, S. (2001). "La universidad hoy: crisis de esa «buena idea»". En: Francisco Naisthat, Ana María García y Susana Villavicencio (Comps.). Filosofías de la universidad y conflicto de racionalidades. Colihue. pp. 19-32.

Restrepo, C. E. (2014). Universidad-Biopolítica. Razones para las nuevas luchas estudiantiles. En: A.M. Ruiz, A. M. (comp.). Universidad e investigación. Universidad Pontifica Bolivariana. pp.49-62.

Roggero, G. (2011). The production of living knowledge. Philadelphia: Temple University Press.

Roggero, G. (2013). “La revolución del conocimiento vivo”. En: Revista Debates, nº. 65, pp. 53-55.

Soto Posada, G. (2007). Filosofía medieval. San Pablo y Universidad Pedagógica Nacional.

Vargas Arbeláez, E.J. (2021a). Autonomía universitaria y acción política. En: Prada, M. (ed.) (2021) Universidad hoy. Editorial Universidad Pedagógica Nacional. pp. 113-135.

Vargas Arbeláez, E.J. (2021b). Autonomía universitaria y capitalismo cognitivo. Una aproximación a la idea de universidad. Editorial Universidad del Rosario.

Vargas Arbeláez, E.J. (2023). La universidad como problema filosófico. Institución, autoridad y título. En: C. Roldán y H. Monarca (ed.). Aportes filosóficos al campo educativo. Editorial Dykinson. pp. 147-161.

Publicado

02-02-2025

Como Citar

Vargas Arbeláez, E. J. (2025). Autoridad y derecho a la filosofía: Problemas de una filosofía de la universidad. aberes prácticas. evista e Filosofía Educación, 9(2), 1–14. https://doi.org/10.48162/rev.36.135