Orientação profissional com alunos com deficiência: vozes de profissionais acompanhantes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.36.143

Palavras-chave:

orientação profissional, educação inclusiva, ensino superior

Resumo

O artigo apresenta resultados de pesquisa sobre os desafios enfrentados pelos profissionais do Programa de Apoio e Acesso Efetivo ao Ensino Superior, ao fornecerem orientação profissional a estudantes com deficiência em estabelecimentos de La Araucanía, Chile. O objetivo foi fortalecer as práticas de acompanhamento para a construção do projeto de vida dos alunos, por meio de estratégias colaborativas e reflexivas. A pesquisa foi qualitativa, com profissionais e estudantes participando de grupos focais e entrevistas, e o que foi discutido foi examinado por meio de análise de conteúdo. Os resultados mostram que aspectos administrativos e burocráticos teriam impacto negativo. As conclusões permitem-nos sustentar a urgência de avançar na educação e formação que permitam a contextualização dos apoios.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Karina Garcia, Universidad Católica de Temuco

Magíster en Gestión Escolar por la universidad Católica de Temuco, Chile. Línea de investigación Educación inclusiva, diversidad y educación superior.

Katerin Arias-Ortega, Universidad Católica de Temuco

Profesora Asociada de la Universidad Católica de Temuco, Facultad de ciencias de la Salud, Departamento de Psicología. Es Doctora en Ciencias de la Educación. Línea de investigación: Educación e interculturalidad, educación inclusiva y diversidad.

Referências

Balderas, I. (2013). Investigación cualitativa. Características y recursos. Revista Caribeña de Ciencias Sociales, http://caribeña.eumed.net/investigacion- cualitativa/

Benavides, C., Chulde, N. y Stead, L. (2014). Rol de padres de familia en la elección vocacional de estudiantes de los octavos, novenos y décimos años de educación básica del colegio Fernando Chávez de Quinchuquí durante el año lectivo 2008-2009, tesis de licenciatura, Universidad Técnica del Norte, Ibarra. http://repositorio.utn.edu.ec/handle/123456789/3682

Bolívar, A. y Murillo, F. (2017). El efecto escuela: Un reto de liderazgo para el aprendizaje y la equidad. En J. Weinstein y G. Muñoz (Eds.), Mejoramiento y Liderazgo en la Escuela: Once Miradas, 71-112. Santiago: Ediciones Universidad Diego Portales.

Braun, V., & Clarke, V. (2006). Using thematic analysis in psychology. Qualitative Research in Psychology, 3(2), 77-101. https://doi.org/10.1191/1478088706qp063oa

Cisternas, M. y Trecan, S. (2022). Manual de prácticas docentes inclusivas: La discapacidad en educación superior. Universidad Católica de Temuco. Temuco, Chile.

Creswell, J. W. (2014). Research Design: Qualitative, Quantitative and Mixed Methods Approaches (4th ed.). Thousand Oaks, CA: Sage.

Flick, U. (2014). La gestión de la calidad en investigación cualitativa (Vol. 8). Ediciones Morata.

Fuenmayor, D. A., & Gómez, J. C. (2017). Orientación vocacional en personas con discapacidad. Omnia, 23(3), 95-109.

García, K. (2023). Orientación Vocacional en la construcción del proyecto de vida de los estudiantes en situación de discapacidad a través de estrategias reflexivas y colaborativas en el programa PACE [Tesis de Maestría]. Universidad Católica de Temuco, Chile.

Lonis, M. (2014). Gestión educativa del siglo XXI: bajo el paradigma emergente de la complejidad. Omnia, 20(2), 150-161. ISSN: 1315-8856. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=737/73735396006

McMillan, J; Schumacher, S. (2005). Investigación educativa. 5 ed. Pearson Educación, S. A., Madrid.

Organización para la Cooperación y el Desarrollo Económicos [OCDE]. (2017). Education in Chile, Reviews of National Policies for Education, OECD Publishing, Paris, https://doi.org/10.1787/9789264284425-en

Ochoa, S. (2018). Orientación vocacional. Entre el deseo, el contexto y la historia. Voces y Silencios: Revista Latinoamericana de Educación, 9, 1, 134-149. https://dx.doi.org/10.18175/VyS9.1.2018.08

Ormaza, P. (2019). Educación: Orientación Vocacional y Profesional, garantía de derechos y construcción de proyectos. Revista Ciencia UNEMI, 12, 30, 87-102. http://dx.doi.org/10.29076/issn.2528-7737vol12iss30.2019pp87-102p

Salgado, C. (2007). Investigación cualitativa: diseños, evaluación del rigor metodológico y retos. Liberabit. Revista Peruana de Psicología, 13, 71-78.

Santana, G., y Vigueras, J. (2019). Hacia un Sistema Virtual de orientación vocacional. Revista Cubana de Educación Superior, 38(3). http://ref.scielo.org/m7q98r

Tello, C. (2016) Gestionar la escuela en Latinoamérica. Gestión educativa, realidad y política. Revista Paraguaya de Educación, 1(6), 2016,15-27. https://www.mec.gov.py/cms_v2/adjuntos/14509?1500381087

Publicado

06-08-2025

Como Citar

Garcia, K., & Arias-Ortega, K. (2025). Orientação profissional com alunos com deficiência: vozes de profissionais acompanhantes. aberes prácticas. evista e Filosofía Educación, 10(1), 1–13. https://doi.org/10.48162/rev.36.143