Em uma tese autobiográfica, um retorno à escola, autoficção e poesia

Autores

  • Valeria Metzdorff Universidad de Buenos Aires, Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.36.070

Palavras-chave:

Tese, autobiografia pedagógica, ação poética, autoficção, poética pedagógica

Resumo

Neste trabalho, analiso a construção de minha tese intitulada "Siervas inútiles somos". Autoficção de volta à escola", aprofundando os recursos e possibilidades da autobiografia pedagógica, apresentando-a como uma ação poética, a partir de uma concepção do humano e do sujeito proveniente da fenomenologia e da hermenêutica, do pós-estruturalismo e das epistemologias pós-modernas. As conclusões levantam a possibilidade de avançar no esboço de um campo para uma poética pedagógica que adota do campo artístico a reflexão sobre os diferentes processos de produção e apresentação das obras para contribuir para tornar visíveis outras formas de nomear e criar o que nós professores e alunos vivemos e o que as escolas são em nossa contínua construção autobiográfica, que é sempre também auto-ficção e produção poética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Alberca, M. (2007). El pacto ambiguo. De la novela autobiográfica a la autoficción. Biblioteca Nueva.

Alliaud, A. (2011). Los maestros y sus obras. Revista Educación y Pedagogía, Vol. 23, Nº. 61. Pp. 81-92.

Arfuch, L. (2005). Introducción. En Arfuch L (comp) Identidades. sujetos y subjetividades. Segunda edición. Prometeo CABA.

Arfuch, L. (2002). El espacio biográfico. Dilemas de la subjetividad contemporánea. Fondo de Cultura Económica (FCE).

Austin, J. (1955). Cómo hacer cosas con palabras. Edición electrónica de www.philosophia.cl / Escuela de Filosofía Universidad ARCIS.

Badiou, A. ([1988] 2010). El ser y el acontecimiento. Manantial.

Bruner, J. (2003). La fábrica de historias. Fondo de Cultura Económica.

Butler, J. (1998). Actos performativos y constitución de género: un ensayo sobre fenomenología y teoría feminista. Debate Feminista. N°18.

Contreras, D. (2011). Experiencia, escritura y deliberación: explorando caminos de libertad en la formación didáctica del profesorado. En Alliaud A. y Suárez D. (Coord) El saber de la experiencia: narrativa, investigación y formación docente. Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires; Consejo Latinoamericano de Ciencias Sociales - CLACSO.

Contreras, J. (2015). Profundizar narrativamente la Educación. En Souza, E.C. (Org.) (Auto)Biografías e Documentacao Narrativa. Redes de pesquisa e formacao. EDUFBA- FAPESB.

Deleuze, G. y Guattari, F. (1980). Rizoma. En Capitalismo y Esquizofrenia Tomo 2 Mil Mesetas. Minuit París.

Delory Momberger, C. (2014). La condición biográfica. Cuadernos del IICE Facultad de Filosofía y Letras. UBA.

Díaz, M. (1995). Aproximaciones al campo intelectual de la Educación. En Larrosa J. (Ed.) Escuela, Poder y Subjetivación. Ediciones LA PIQUETA.

Duschatzky, S. y Aguirre, E. (2013). Des-Armando escuelas. Paidós.

Eco, H. (1982). El nombre de la rosa. Lumen.

Foucault, M. ([1966] 1978) Las palabras y las cosas. Siglo XXI. México

Foucault, M. (1990) Tecnologías del yo. Paidós. Barcelona

Gadamer, H. ([1975] 2016). Verdad y Método. Traducción de Ana Agud Aparicio y Rafael Agapito. Ediciones Sígueme.

Groys, B. (2014). Volverse público. Las transformaciones del arte en el ágora contemporánea. Traducción de Paola Cortés Rocca. Caja Negra.

Guattari F. (1991) La producción de subjetividad en el capitalismo mundial integrado. Revista Cultural de Crítica. Año 2, N° 4, pp 5-10.

Hang B. y Muñoz, A. (2019) Prólogo. En Hang, B. y Muñoz, A. (Comps) El tiempo es lo único que tenemos. Actualidad de las artes performativas. Traducción Bruno F. Caja Negra.

Heidegger M. ([1936] 1992) Hölderlin y la esencia de la poesía. En Arte y Poesía. F.C.E.

Jakobson, R. (1960). Lingüística y Poética en Sebeok T. A. Style in Language. MIT Press.

Larrosa, J. (2006). Entre pedagogía y literatura. Miño y Dávila.

Lejeune, J. (1971). El pacto biográfico. Suplementos Anthropos. Nº 9. Anthropos.

Lyotard, J. M. (1987). La condición posmoderna. Editions de Minuit- Ediciones Cátedra.

Makárenko, A. ([1933, 1934 y 1938] 2017). El poema pedagógico. AKAL.

Masschelein, J. y Simons, M. (2014). Defensa de la Escuela. Una cuestión pública. Miño y Dávila.

Murillo Arango, G. J. (2021a). Conversación en las aulas. Ensayos de investigación biográfica narrativa en educación. Editorial Universidad de Antioquia.

Murillo Arango, G. J. (2021b). Vidas narradas en educación. Horizontes teóricos y fuero público. En Porta L. (Coord) La expansión biográfica. Editorial de la Facultad de Filosofía y Letras Universidad de Buenos Aires.

Pennac, D. (2009). Mal de escuela. Mondadori.

Porta, L. y Ramallo, F. (2021). Los relatos de Susana y Alicia. Flujos (inter)dependientes y fragilidades humanistas entre lo íntimo y lo biográfico. Rutas de formación: prácticas y experiencias. N° 12. pp 27-34.

Porta, L. y Yedaide, M. M. (2017). Pedagogía(s) Vitale(s): cartografías del pensamiento y gestos ético-políticos en perspectiva descolonial. EUDEM.

Richardson, L. y Adams St Pierre, E. (2019). La escritura. Un método de indagación. En Silvia M. Bénard Calva (selección de textos) Autoetnografía. Una metodología cualitativa. Universidad Autónoma de Aguas Calientes.

Ricoeur, P. ([1986] 2002). Del texto a la Acción. Traducción al castellano: Pablo Corona. Fondo de Cultura Económica.

Robin, R. (2005). La autoficcíón. El sujeto siempre en falta. En Arfuch, L. Identidades. sujetos y subjetividades. 2da edición. Prometeo.

Skliar, C. (2011). Lo dicho, lo escrito, lo ignorado: ensayos mínimos entre educación, filosofía y literatura. Miño y Dávila.

Skliar, C. y Téllez, M. (2008). Conmover la educación. Noveduc.

Suárez, D. y otro. (2021). Documentación de experiencias pedagógicas. Una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Instituto de investigaciones en Ciencias de la Educación (IICE) Facultad de Filosofía y Letras UBA.

Taylor, D. (2015). Performance. Asunto impreso Ediciones.

White, H. (1992). Metahistoria. Fondo de Cultura Económica.

Yedaide, M. M. (2016). El relato “oficial” y “los otros” relatos sobre la enseñanza en la formación del profesorado: un estudio interpretativo en la Facultad de Humanidades UNMDP. (Tesis doctoral). Universidad Nacional de Mar del Plata.

Zambrano, M. ([1939] 1996). Filosofía y Poesía. 4ta edición. FCE.

Publicado

21-01-2023

Como Citar

Metzdorff, V. (2023). Em uma tese autobiográfica, um retorno à escola, autoficção e poesia. Saberes Y prácticas. Revista De Filosofía Y Educación, 7(2), 1–14. https://doi.org/10.48162/rev.36.070