Concepciones epistemológicas que subyacen a las prácticas de enseñanza de los deportes de los profesores de Educación Física en la Educación Secundaria
Palavras-chave:
Concepciones epistemológicas, Educación Física, dispositivos de intervención docente, deporte, juego deportivoResumo
RESUMO
O artigo sintetiza o processo e os resultados da pesquisa que serviu de base à tese necessária para a conclusão do Mestrado em Prática Docente da Faculdade de Letras e Letras da Universidade Nacional de Rosário. O título do estudo coincide com o desta redação. A questão de pesquisa é: Quais são e como se manifestam as concepções epistemológicas que fundamentam as práticas de ensino do esporte, desenvolvidas pelos professores de Educação Física do Ensino Médio da cidade de Formosa? Propõe-se como objetivo geral: compreender quais são as concepções epistemológicas que fundamentam as práticas de ensino esportivo e como elas se manifestam.
A pesquisa baseia-se em uma abordagem qualitativa com caráter hermenêutico e foi orientada no estudo de casos para abordar a particularidade dos eventos que acontecem nas práticas de ensino e a complexidade das relações que ocorrem entre eles, em quatro casos singulares. Os instrumentos utilizados incluem análise documental, entrevistas, observação de aulas, registros fotográficos e cartográficos. Além disso, o estudo enfatiza a análise de cada caso e as sutis diferenças entre eles, sem tentar compará-los ou generalizá-los.
A pesquisa permite visualizar a presença mista no ensino do esporte de abordagens epistemológicas das ciências sociais, que se entrelaçam com concepções sobre a relação teoria e prática e os paradigmas da Educação Física.
O artigo contém uma introdução, que destaca a Educação Física como disciplina pedagógica e o motivo da realização do estudo, os fundamentos teóricos que a sustentam, a abordagem metodológica que norteou o processo realizado e a conclusão alcançada.
Referências
Bauman, Z. (1978). Hermenéutica y las Ciencias Sociales. Nueva Visión.
Benejam, P. (1997). Las finalidades de la Educación Social. En Benejam, P. y Pagés, J. (Coords.), Enseñar y aprender ciencias sociales. Geografía e Historia en la Educación Secundaria (pp. 33-42). Universidad de Barcelona, ICE/HORSORI.
Bourdieu, P. Wacquant, L. (2008). Una invitación a la sociología reflexiva. Editorial Siglo Veintiuno.
Carr, W. (2002). Una teoría para la educación. Ediciones Morata, S.L.
Chinchilla Minguet, J. Ballesteros, J., y López Ibañez, J. (2000). Educación Física en la EGB, Teorías y prácticas docentes. LESA.
Corrales, N., Ferrari, S., Gómez, J. y Renzi, G. (2010). La formación docente en educación física. Perspectiva y prospectiva. Noveduc.
Crisorio R. (2003). Educación Física e identidad: conocimiento, saber y verdad. En Bracht V. y Crisorio R.
(2003). La Educación Física en Argentina y Brasil. Identidad, desafíos y perspectivas (pp. 21-38). Ediciones Al Margen.
De la Rica González, J. (1993). La iniciación deportiva en la escuela. Los deportes colectivos. En En D. Blázquez Sánchez (Ed.) Fundamentos de la educación física en la enseñanza primaria. Vol. II (pp. 759-795). INDE.
De Lella, C. (2003). El modelo hermenéutico reflexivo y la práctica profesional. Revista Decisio, 20, 20-24.
Fernández, L. M. (1998). Instituciones educativas, Dinámicas institucionales en situaciones críticas. Editorial Paidós.
García Eiroá, J. (2000). Deportes de equipo. Editorial INDE.
Giralde, M., Brizzi, H. y Madueño, J. (1998). Didáctica de la Educación Física. Ediciones Fácula S.R.L.
Morín, E. (2002). Educar en la era planetaria. El pensamiento complejo como Método de aprendizaje en el error y la incertidumbre humana. Universidad de Valladolid. UNESCO.
Pérez Gómez, A.I. (1993). La interacción teórica-práctica en la formación docente. Acta del Congreso Internacional sobre Didácticas Específicas en la Formación del Profesorado. Universidad de Santiago de Compostela. Tórculo Ediciones.
Pérez Gómez, A. I. (1996). Los procesos de enseñanza-aprendizaje: análisis didáctico de las principales teorías del aprendizaje. En G. Sacristán y A. I. Pérez Gómez (1996). Comprender y transformar la enseñanza (34-62). Morata.
Sanjurjo, L. y Rodriguez, X. (2003). Volver a pensar la clase. Las formas básicas de enseñar. Homo Sapiens.
Sanjurjo, L. (Coordinadora). (2015). Los dispositivos para la formación en las prácticas profesionales. Homo Sapiens.
Saviani, D. (1981). Las teorías de la educación y el problema de la marginalidad en América Latina. www.pedagogía.edu.co/storage/rce/artículos/1304ens.pdf
Schön, D. (1998). La formación de profesionales reflexivos. Paidós.
Stake, R.E. (1998). La investigación con estudio de casos. Morata.
Tedesco, J. C. (2010). La educación en el horizonte 2020. Documento básico. Educación y Justicia: el sentido de la educación. Fundación Santillana.