Arte, gênero e educação sexual integral na formação de professores.

Da Govia às tintas que narram corporeidades

Autores

  • Patricia Talani Zuvela Universidad Nacional del Comahue
  • Mónica Andrea González Instituto de Formación Docente Continua de San Carlos de Bariloche
  • Carla Peruzzo Instituto de Formación Docente Continua de San Carlos de Bariloche

Palavras-chave:

artivismo, educação sexual integral, gênero, pedagogia feminista, corpos

Resumo

Este artigo apresenta as experiências pedagógicas na formação inicial de professores, onde se entrelaçam a arte e a educação sexual integral (ESI) a partir da perspectiva de gênero. Este trabalho narra os sentidos e significados de três
seminários denominados: Ni una menos, Vivas nos Queremos (2018), Gener(and)o Grabados (2019) e Gráfica en Clave de ESI (2022), desenvolvidos no Instituto de Formação Continuada de Professores da cidade de San Carlos de Bariloche, Rio Negro. Nesses espaços foram colocados em jogo representações, práticas e discursos. Enfim, uma reflexão contínua sobre os corpos envolvendo os nossos próprios corpos através da xilogravura, uma das linguagens das artes gráficas. Este escrito apresenta a narrativa em três atos que convidam ao diálogo entre saberes, sentimentos e dizeres de alunos e professores em um espaço disruptivo que
desafia a formação docente.


Nesse sentido, entrecruzam-se os discursos e reflexões das intervenções estéticas com as categorias do artivismo, da educação sexual integral e corpos a partir da pedagogia crítica feminista, com um olhar que privilegia as questões de gênero e interseccionais, em um território educativo situado.



Referências

Butler, J. (2002). Cuerpos que importan sobre los límites materiales y discursivos del “sexo”. Paidós.

Díaz, E. (10 de diciembre 2021). Mi cuerpo es todo lo que tengo. Diario Página /12. URL: https://www.pagina12.com.ar/387755-mi-cuerpo-es-todo-lo-que-tengo.

Dillón, M. El destape radio Pasamos Todes [@eldestape_radio] (5 de noviembre 2021). [Tweet]Twitter. URL: https://twitter.com/eldestape_radio/status/1456634319976505346?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1456634319976505346%7Ctwgr%5E2f19398794972585c2154c7bc805b4cfb5027d3f%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fd-9214189173076893883.ampproject.net%2F2310271806000%2Fframe.html.

Dolinko, S. (2016). Consideraciones sobre la tradición del grabado en la Argentina. Nuevo Mundo Mundos Nuevos. DOI: https://doi.org/10.4000/nuevomundo.69472

Faur, E. y Lavari, M. (2021). Cuatro pasos para prevenir la violencia basada en género. Kit de herramientas teóricas y prácticas para escuelas y comunidades. Spotlight, UNFPA.

URL: https://serviciosesencialesviolencia.org/wp-content/uploads/2021/12/4-pasos-para-prevenir-la-violencia-basada-en-genero.pdf

flores, v. (2021). Romper el corazón del mundo. Modos fugitivos de hacer teoría. Continta me tienes.

flores, v. (agosto de 2022). Lo personal es pedagógico. El sexo en el aula. Conversatorio con val flores La Coope ISFD 19, CIPES 19, La Colectiva. Instituto Superior de Formación Docente 19. Mar del Plata, Argentina. En: https://drive.google.com/file/d/1qtRzhq4YSMsS_WGLtdrkW1xksKQfhMPM/view

Giunta, A. (2018). Feminismo y arte latinoamericano. Siglo XXI Editores Argentina.

González, M., Talani, P., Patiño, V. y Jofré, A. (2022). Formación Docente, arte, educación sexual y perspectiva de género: Del gubiazo a las calles. En D. Kaplan. La ESI en la práctica. Trayectos y escenarios posibles: docentes que ponen el cuerpo. (PP. 157-167) Noveduc.

Guzmán, A. (2015). Feminismo Comunitario-Bolivia. Un feminismo útil para la lucha de los pueblos.

Revista con la a. (38). URL: https://conlaa.com/feminismo-comunitario-bolivia-feminismo-util-para-la-lucha-de-los-pueblos/ ?output=pdf

Korol, C. (2007). Hacia una pedagogía feminista. El Colectivo, América Libre.

Korol, C. (2016). Feminismos populares. pedagogías y políticas. Ediciones América libre. Chirimbote. El colectivo.

López-Andrada, C. y Pérez de las Vacas, S. (2020).Entrevista con Adriana Guzmán sobre descolonización de los feminismos en Mérida (Extremadura). Polyphōnía. Revista de Educación Inclusiva, 4 (2), 304-311.

López. M. (2019). Apuntes para las militancias. Feminismos: promesas y combates. Estructura Mental a las Estrellas.

Merlin, N. (2017). Colonización de la subjetividad. Los medios masivos en la época del biomercado. Ed.Letra Viva.

Pizarnick, A. (2016). Poesía Completa. Poema: La palabra que sana. Editorial Lumen.

Ruiz Repullo, C. (junio de 2016). Los mitos del amor romántico: S.O.S celos. En mujeres e investigación. Aportaciones interdisciplinares. VI Congreso Universitario Internacional Investigación y Género. Sevilla, España.

Sanchez Sainz, M. (2019). Pedagogías Queer ¿Nos arriesgamos a hacer otra educación? Catarata.

Talani Zuvela, P., Copolechio Morand, M. (2023). Sexualidad, cuerpos y perspectiva de género en la formación docente. Reflexiones teóricas y experiencias pedagógicas de ESI. Colección Universidad. Noveduc.

Vallecillo, M. G. y Palacio M. [Alzá La Voz Contra La Violencia Hacia Las Mujeres] (2011). Un aplauso para el asador. [video]. Youtube. En: https://www.youtube.com/watch?v=jHCeGukRK_Y

Varela, N. (2019). Feminismo 4.0. La cuarta ola. Penguin Random House Grupo Editorial.

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Talani Zuvela, P., González, M. A., & Peruzzo, C. (2023). Arte, gênero e educação sexual integral na formação de professores. : Da Govia às tintas que narram corporeidades. Encuentro Educativo. Revista De investigación Del Instituto De Ciencias De La Educación, 4(2), 27–53. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/encuentroE/article/view/6983