Percorrer o desvio: a Educação Sexual Compreensiva na formação de professores Universitárias em Letras

Autores

  • Valeria Sardi Universidad Nacional de La Plata

Palavras-chave:

formação de professores, ESC, Letras, pedagogias feministas

Resumo

Neste artigo propomos apresentar uma análise de uma experiência de formação de professores universitários em Letras em uma universidade pública localizada em território de Buenos Aires, especificamente na cadeira de Didática da Língua e Literatura II, onde professores em formação realizam práticas de ensino. Interessa-nos focalizar como a implementação da Educação Sexual Compreensiva (ESC) na formação de professores universitários implica passar por uma experiência de desvio, incerteza e ruptura com o conhecido. Ou seja, como a proposta de pensar a formação docente em Literatura a partir da transversalização da perspectiva de gênero e das ESC, rompe com os modos instituídos de ensinar e aprender e, por sua vez, traz para o cenário universitário a exploração do auto envolvimento, da vulnerabilidade, da incerteza e da construção de uma comunidade de aprendizagem.

Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo analisar essa experiência formativa que, embora se desenvolva em uma disciplina central do currículo de professores em Letras, propõe-se percorrer as bordas e desvios da vida acadêmica a partir das contribuições de pedagogias feministas interseccionais que apostam em uma pedagogia transgressora, comprometida e que desafia professores em formação e formadores.

Assim, este trabalho irá explorar a experiência formativa da ESC como política pedagógica e epistêmica a partir da análise de notas de campo e auto registros da prática docente dos formadores, para dar conta das tensões, diálogos e incidentes críticos que surgem ao longo da disciplina e que evidenciam outras formas de habitar as salas de aula universitárias.

 

Biografia do Autor

Valeria Sardi, Universidad Nacional de La Plata

Profesora y Doctora en Letras (Universidad Nacional de La Plata, Argentina). En la misma universidad, se desempeña como Profesora Adjunta Ordinaria a cargo de la Cátedra Didáctica de la lengua y la literatura II y Prácticas de la enseñanza en el Profesorado en Letras. Es investigadora formada en el Centro Interdisciplinario de Investigaciones en Género (IDiHCS-FAHCE-UNLP). Su útlimo libro -en coautoría- se titula Lenguaje inclusivo y ESI en las aulas (2021).  

Referências

Ahmed, S. (2021). Vivir una vida feminista. Caja negra.

Andino, F. y Sardi, V. (2018). Mediaciones generizadas en la formación docente en Letras. Contextos educativos.

Revista de educación. 21 (2018), 83-97. DOI: http://doi.org/10.18172/con.3296

Blanco, R. (2014). Universidad íntima y sexualidades públicas. Miño & Dávila.

Braidotti, R. (2015). Lo posthumano. Gedisa.

Carou, A. y Sardi, V. (2019). Notas para una formación docente en Letras desde una perspectiva de género. Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación, 4. URL: http://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/ saberesypracticas/

flores, v. (2018). Esporas de indisciplina. Pedagogías trastornadas y metodologías queer. En v. flores, G. Herczef, D. Britzman, S. Luhmann, G. Lopes, M., Bryson & S. Castell Pedagogías transgresoras II (pp. 139-208). Bocavulvaria.

flores, v. (2017). Tropismos de la disidencia. Palinodia.

Fraisse, G. (2016). Los excesos del género. Cátedra.

hooks, b. (2021). Enseñar a transgredir. Capitán Swing.

Irwin, K. (2007). En el oscuro corazón de la etnografía. Ética y desigualdades en las relaciones íntimas al interior del campo. Apuntes de investigación. Oficios y prácticas, N° 12, 133-163. URL: http://www.apuntescecyp.com.ar/index.php/apuntes/article/view/279

Lopes Louro, G. (1999). Pedagogías de la sexualidad. En G. Lopes Louro (comp.) O corpo educado. Pedagogias da sexualidade (pp. 7-32) Ed. Auténtica.

Lopes Louro, G. (2012). Extrañar el currículum. En M.C. Spadaro (comp.). Enseñar filosofía, hoy (pp. 109-130) Edulp.

Lopes Louro, G. (2018). Los estudios feministas, los estudios gays y lésbicos y la teoría cuir como política de conocimiento. En v. flores, G. Herczef, D. Britzman, S. Luhmann, G. Lopes, M., Bryson & S. Castell Pedagogías transgresoras II (pp. 67-78). Bocavulvaria.

Maher, F. A. & Thompson Tetreault, M. K. (1994). The feminist classroom. Basic Books.

Molina, G. (2013). Género y sexualidades entre estudiantes secundarios. Miño & Dávila.

Perrenoud, P. (1995). El trabajo sobre los “habitus” en la formación de los enseñantes. Análisis de las prácticas y toma de conciencia. Faculté de psichologie et de sciences de l’education.

Rodrigou Nocetti, M. (2011). Violencia hacia las mujeres: entre la visibilización y la invisibilización. En A. Domínguez, A. Morcillo y M. Campana (coord.). Derechos Humanos, Género y Violencias (s/d). Programa de Género de la Secretaría de Extensión Universitaria de la Universidad Nacional de Córdoba.

Sardi, V. (coord.) (2017a). Escribir las prácticas, inscribir la experiencia. Saberes y Prácticas. Revista de Filosofía y Educación, 2. URL: http://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/saberesypracticas/article/ view/993

Sardi, V. (2017b). Jóvenes, sexualidades y saberes.GEU.

Walsh, C. (Ed.) (2013). Pedagogías decoloniales. Prácticas insurgentes de resistir, (re)existir y (re vivir. Tomo II. Serie Pensamiento Decolonial. Abya Yala.

Publicado

12-12-2023

Como Citar

Sardi, V. (2023). Percorrer o desvio: a Educação Sexual Compreensiva na formação de professores Universitárias em Letras. Encuentro Educativo. Revista De investigación Del Instituto De Ciencias De La Educación, 4(2), 55–71. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/encuentroE/article/view/7010