Quando as telas acendem

A construção do papel dos professores de educação digital no Rio Grande (Tierra del Fuego, AIAS)

Autores

  • Gimena Aguila Universidad Pedagógica Nacional

Palavras-chave:

Educação inicial, educação digital, tecnologias digitais, papel do professor, infâncias

Resumo

Este trabalho desenvolve uma análise exaustiva do marco teórico relacionado ao desenvolvimento profissional docente (DPD) no contexto educacional contemporâneo. Por meio de uma revisão crítica da literatura e de uma análise documental descritiva não empírica, são examinados os principais conceitos e abordagens teóricas que fundamentam a importância do DPD e sua relevância para melhorar a qualidade educacional. A metodologia abordada inclui uma pesquisa bibliográfica em base de dados acadêmicos especializados, utilizando critérios de inclusão e exclusão que garantem a relevância e atualidade das fontes analisadas. Conclui-se que, apesar dos avanços, ainda há muito a ser feito para cumprir os objetivos estabelecidos na Lei de Educação Nacional nº 26206. Uma compreensão adequada do DPD permite tomar decisões informadas para introduzir novas metodologias educacionais, promovendo um crescimento profissional contínuo que beneficia tanto professores quanto estudantes e melhora a qualidade educacional.

Referências

Brailovsky, D. (2020). Pedagogía del nivel inicial: mirar el mundo desde el jardín. Novedades Educativas.

Brailovsky, D., De Angelis, S. y Scaletta Melo, G. (2022) Ni malas ni buenas: Escenarios del encuentro entre infancias y pantallas. En Voces de la educación, número especial, p. 25-51. https://www.revista. vocesdelaeducacion.com.mx/index.php/voces/article/view/553

Buckingham, D. (2008). Más allá de la tecnología: aprendizaje infantil en la era de la cultura digital. Manantial.

Buckingham, D. (2019) Repensando la alfabetización digital: La educación en Medios en la era del capitalismo digital. https://davidbuckingham.net/education-and-culture/media-education/

Cambiaso, P. y Frá, M. J. (2001) Una historia de memorias y olvidos. En Cambiaso, P., Castro, R., Conti, A., Frá, M. J.,

González Cuberes, M. T., Pulpeiro, S., Román, C. y Gerstenhaber, C. (2001) La tarea de educar. Sobre el rol, la formación y el trabajo (39). Novedades Educativas.

Consejo Federal de Educación (2018). Núcleos de Aprendizajes Prioritarios de Educación Digital, Programación y Robótica. Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología de la Nación.

Freire, P. (1997) Pedagogía de la autonomía. Saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI Editores.

Freire, P. (2006) El grito manso. Siglo XXI Editores Argentina. Freire, P. (2021) Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores.

Gardner, H. (1997) Arte, mente y cerebro. Una aproximación cognitiva a la creatividad. Paidós.

Giroux, H. (1997) Los profesores como intelectuales. Hacia una pedagogía crítica del aprendizaje. Centro de Publicaciones del MEC y Ediciones Paidós Ibérica SA.

Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología de la Nación (2018) RIED: Referente institucional de Educación Digital. Orientaciones. MECCyT de la Nación. https://www.educ.ar/recursos/132462/ referente-institucional-de-educacion-digital

Ministerio de Educación, Cultura, Ciencia y Tecnología de la Nación (2019) Colección de actividades “Aprender conectados” para Nivel Inicial, en Educación Digital, Programación y Robótica. MECCyT de la Nación. https://www.educ.ar/recursos/150309/coleccion-de-actividades-aprender-conectados-para- nivel-inicial-en-educacion-digital-programacion-y-robotica

Ministerio de Educación, Ciencia, Cultura y Tecnología de Tierra del Fuego AIAS. (2019, 20 de febrero).

*Conformación del laboratorio de informática, Misiones y funciones del docente con función maestro del laboratorio de informática escolar* (Resolución N°355 del 2019).

Morduchowicz, R. (2003) El sentido de una educación en medios. En Revista Iberoamericana de Educación, v.32, mayo-agosto; p.35-47. https://redined.educacion.gob.es/xmlui/handle/11162/21452

Presidencia de la Nación. (2018, 27 de abril). Plan Aprender Conectados. (Decreto N°386 de 2018). Soto, C. y Violante, R. (2010). Didáctica de la educación inicial. Ministerio de Educación de la Nación.

Suárez, D., Dávila, P., Arganani, A., Caressa, Y. (2021). Documentación narrativa de experiencias pedagógicas: una propuesta de investigación-formación-acción entre docentes. Cuandernos del IICE. N° 6. Instituto de investigaciones en ciencias de la educación. FILO:UBA. https://iice.institutos.filo.uba.ar/ publicacion/documentaci%C3%B3n-narrativa-de-experiencias-pedag%C3%B3gicas

Tenti Fanfani, E. (1999). Sociología de la educación: carpeta de trabajo. Universidad Nacional de Quilmes.

Publicado

03-12-2024

Como Citar

Aguila, G. (2024). Quando as telas acendem: A construção do papel dos professores de educação digital no Rio Grande (Tierra del Fuego, AIAS). Encuentro Educativo. Revista De investigación Del Instituto De Ciencias De La Educación, 5(2), 41–71. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/encuentroE/article/view/7826

Edição

Seção

Miscelánea