El movimiento artístico-visual durante la dictadura militar en Mendoza (Argentina)
Palavras-chave:
Circulación artística, Mendoza, Década 1970Resumo
O presente trabalho pergunta-se pelas dinâmicas de circulação das artes visuais em Mendoza durante a última ditadura militar. Pontualmente perguntamo-nos pelas dinâmicas particulares de circulação em tempos de extrema polarização política, restrição de liberdades e proscrição de toda atividade partidária.
Para começar, a censura do governo militar foi um dos determinantes mais evidentes na particular configuração que adquire o mapa da circulação do período. Referimo-nos À represão cultural que se percebe na dificuldade que muitos artistas encontraram para expor em museus da província a a se postular aos salões e certámenes mais representativos do período, segundo consta em fontes periódicas e foi confirmado em entrevistas aos produtores ativos nos ’70.
Porém, houve também determinantes positivos, como ser o ideário de esquerda que comprometeu a intelectuais do período, dentro dos quais encontravam-se também os artistas mendocinos. Neste sentido entendemos as exposições realizadas em redes sindicais ou em aliança com grêmios e sindicatos, que pugnavam porque "a arte deve estar ao serviço do povo e de sua libertação"(Diário Mendoza, 17 de junho de 1973).
Referências
Alonso, Luis Enrique (1998) "Capítulo 2. Sujeto y discurso: el lugar de la entrevista abierta en las prácticas de la sociología cualitativa" en L.E. Alonso La mirada cualitativa en sociología: una aproximación interpretativa. Madrid: Fundamentos.
Bourdieu, Pierre (2007) Intelectuales, política y poder. Buenos Aires: Eudeba.
Distéfano, María Graciela (2007) Artes plásticas y mercado en la Argentina de los siglos XIX y XX. Buenos Aires: Fundación Espigas.
Dolinko, Silvia (2012) Arte plural. El grabado entre la tradición y la experimentación 1955-1973. Buenos Aires: Edhasa.
Dolinko, Silvia y García, M. Amalia (2012) "Lecturas en torno a las instituciones artísticas argentinas" en M. I. Baldasarre y S. Dolinko (ed.) Travesías de la Imagen. Historias de las artes visuales en la Argentina. Sáenz Peña: Universidad Nacional Tres de Febrero. 427-437
Heinich, Nathalie (2002) La sociología del arte. Buenos Aires: Nueva Visión.
Lorenzo, Fernando (12 de noviembre de 1971) "Nuestro Teatro", Revista Claves, Año II, Nº 34, Mendoza (26 de mayo de 1972)" El universo de Rosas", Revista Claves, Año II, Nº 47, Mendoza.
Los Andes (11 de octubre de 1974) "Sindicato de Prensa: inauguran muestra de pintura y grabado", Mendoza.
Peist Rojzman, Nuria (2012) El éxito en el arte moderno. Trayectorias artísticas y procesos de reconocimiento. Madrid: Abada.
Revista Claves (24 de septiembre de 1971) Año II, Nº 31, Mendoza.
-----------------(28 de julio de 1972) Año III, Nº 51, Mendoza.
-----------------(15 de octubre de 1971) Año II, Nº 32, Mendoza.
------------------(12 de enero de 1973) Año III, Nº 62, Mendoza
Santángelo, Marcelo (diciembre de 1978) "Invertir en obras de arte" en Marcelo Santángelo (1985) Santángelo, Marcelo Santángelo. Diez años de papelones. 1974-1983. Mendoza: Edición del autor.
Archivos consultados
Archivo personal Pablo Chiavazza, Ciudad de Mendoza, Provincia de
Mendoza Argentina. Enero de 2015
Hemeroteca Mayor, Biblioteca Provincial San Martin, Ciudad de Mendoza,
Provincia de Mendoza Argentina. Enero de 2015 Museo Municipal de Arte
Moderno de Mendoza, Ciudad de Mendoza, Provincia de Mendoza Argentina. Enero de 2015
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Los artículos enviados al Comité Editor del Instituto de Historia del Arte, para ser publicados, los autores reservan su derecho de propiedad, pero otorgan a la Editorial los derechos de impresión y aceptan la difusión tanto en papel, como en internet y en aquellos sitios virtuales de las cuales los CHA formen parte.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 3.0 No portada