Territorialização e reinserção de estudantes na universidade.

Um estudo a partir da pesquisa-ação

Autores

  • Silvana Peralta Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.
  • Silvina Marcela Carelli Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.
  • Marcia Miguel Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.
  • Patricia Zuliani Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.
  • Alicia Milani nstituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.
  • María Inés Díaz Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.
  • Natalia Antuña Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.
  • Teresita Cerdera Instituto de Investigaciones en Ciencias de la Educación, Facultad de Filosofía Humanidades y Artes, Universidad Nacional de San Juan.

Palavras-chave:

Territorialização, Reinserção, Inclusão educacional, Nível Superior, Pesquisa-ação

Resumo

O artigo que apresentamos é produto de uma linha de ação desenvolvida no âmbito do projeto de pesquisa "Inclusão educacional no nível superior. Conquistas  desafios das políticas públicas na província de San Juan", aprovado e financiado pelo Programa Provincial de Pesquisa Aplicada e Desenvolvimento Aplicado (IDeA) Ciências Sociais e Humanas, que depende da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de San Juan. Ao mesmo tempo, faz parte de uma linha de trabalho que a equipe de pesquisa desenvolve há mais de uma década e privilegia as instituições e os estudantes de setores populares.

O referido projeto foi realizado durante o período 2015-2019 em conjunto com os Institutos de Formação Técnica e Formação Docente da Província de San Juan e seu principal objetivo foi gerar um conhecimento crítico que permita a efetiva inclusão educativa de estudantes em instituições de nível superior da província.

Para os fins desta comunicação, expõe-se um trabalho sob a perspectiva da pesquisa-ação, que permitiu localizar, identificar e reintegrar estudantes que interromperam seus estudos de nível superior devido a condições objetivas e subjetivas, materiais e simbólicas; nesta ocasião nos limitamos à reintegração de estudantes na Faculdade de Filosofia, Humanidades e Artes da UNSJ.

Referências

Barrionuevo, C. A. (2012). El territorio como construcción social: Una pregunta que importa: El caso de Rincón de Las Perlas (Río Negro). Trabajo final de grado. Universidad Nacional de La Plata. Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación. Recuperado de www.memoria.fahce.unlp.edu.ar/tesis/te.863/te.863.pdf

Bourdieu, P. y Passeron, J.C. (2003). Los herederos, los estudiantes y la cultura. Buenos Aires, Argentina: Siglo XXI.

Bourdieu, P. (1997). Razones prácticas. Sobre la teoría de la acción. Barcelona, España: Ed. Anagrama.

Bourdieu, P. (2002). La miseria del mundo. Buenos Aires, Argentina: Fondo de Cultura Económica.

Carr, W. (2002). Una teoría para la educación. Hacia una investigación educativa crítica. Madrid, España: Ed. Morata.

Champollion, P. (2011). El impacto del territorio en la Educación. El caso de la escuela rural en Francia. Revista de curriculum y formación del profesorado. Recuperado de

http://www.ugr.es/local/recfpro/rev152ART4.pdf

Ezcurra, A.M. (2011). Igualdad en educación superior. Un desafío mundial. Buenos Aires: Editorial Universidad de General Sarmiento. Colección Educación - Serie Universidad.

Ormaux, S. (2008). Territoire et éducation: une relation en mouvement. En Champollion, P. El impacto del territorio en la Educación. El caso de la escuela rural en Francia. Revista de curriculum y formación del profesorado. Recuperado de http://www.ugr.es/local/recfpro/rev152ART4.pdfC

Peralta, S. (2013). Usos sociales de los saberes escolares legítimos desde la perspectiva de alumnos de sectores populares. Un estudio de tipo etnográfico (Tesis doctoral). Universidad Nacional de Córdoba, Córdoba, Argentina.

Renaut, A. (2008). La universidad frente a los desafíos de la democracia. Seminario, Universidad y Democracia. Buenos Aires. Observatorio de Educación Superior de la Universidad Nacional de San Martín.

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Peralta, S., Carelli, S. M., Miguel, M., Zuliani, P., Milani, A., Díaz, M. I., Antuña, N., & Cerdera, T. (2020). Territorialização e reinserção de estudantes na universidade. : Um estudo a partir da pesquisa-ação. Encuentro Educativo. Revista De investigación Del Instituto De Ciencias De La Educación, 1(1), 113–135. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/encuentroE/article/view/4309

Edição

Seção

Dossier