Sentidos da formação em territórios de prática
Palavras-chave:
prática, campo de prática, professores universitários, configuração epistemológicaResumo
A formação de docentes é o tema central em nossas tarefas de ensino e investigação universitária. Neste artigo focalizamos a formação de professores universitários do ensino médio na análise do caso da Faculdade de Ciências Humanas da UNLPam (Sede Santa Rosa). Em particular, enfocamos a importância de uma epistemologia da prática que disputa o sentido em uma matriz curricular que recupera e potencializa a prática. Na primeira seção, nos concentramos em analisar os significados e sentidos teorizados por autores de pedagogias críticas para quem a prática educativa é entendida como uma forma de poder. Na segunda seção, justifica-se a metodologia investigativa com a qual este estudo é realizado. Em um terceiro momento, analisamos o sentido da prática para os professores responsáveis pelas disciplinas da Carreira Docente em Geografia (UNLPam).
Referências
Alliaud, A. (2019). El Campo de la Práctica en la Formación docente. Material de trabajo para educadoras y educadores. Cuadernos de IICE, 1, 1-38.
Aguirre, J. y Porta, L. (2019). La formación docente con rostro humano. Tensiones y desafíos polifónicos desde una perspectiva biográfico narrativa. Espacios en Blanco, 1(29), 161-181.
Asociación Nacional de Facultades de Humanidades y Educación (2014). Lineamientos para las carreras de profesorado universitario. Comisión disciplinar de Geografía.
Anijovich, R. y Capelletti, G. (2018). La práctica reflexiva en los docentes en servicio. Posibilidades y limitaciones. Espacios en Blanco, 1(28), 75-90.
Bourdieu, P. (1991). El sentido práctico. Taurus Humanidade.
Carr, W. (1996). Una teoría para la educación: Hacia una investigación educativa crítica. Morata.
Davini, C. (2015). La formación en la práctica docente. Paidós.
Da Silva, T. (1997). Descolonizar el currículo: estrategias para una pedagogía crítica. En P. Gentili (comp.), Cultura, política y currículo (ensayos sobre la crisis de la escuela pública). Losada.
Dewey, J. (1960). La ciencia de la educación. Losada.
Edelstein, G. (2011). Formar y Formarse en la enseñanza. Paidós.
Edelstein, G. y Coria, A. (1995). Imágenes e Imaginación. Iniciación a la docencia. Kapelusz.
Elbaz, F. (1983). Teacher Thinking: A Study of Practical Knowledge. Croom Helm.
Elboj, C., Puigdellívol, I., Soler, M. y Valls, R. (2016). Comunidades de aprendizaje. Transformar la educación. Graó.
Errobidart, A. y Chapato, M. (2007). Investigaciones e formación inicial y prácticas docentes. Miño y Davila.
Freire, P. (1970). Pedagogía del Oprimido. Tierra Nueva.
Freire, P. (2006). Pedagogía de la autonomía. Saberes necesarios para la práctica educativa. Siglo XXI Editores.
Gimeno Sacristán, J. y Pérez Gómez, A. (1993). Comprender y transformar la enseñanza. Morata.
Giroux, H. (2013). La pedagogía crítica en tiempos oscuros. Praxis educativa, 17(2), 13-26.
Habermas, J. (1982). Conocimiento e interés. Taurus.
Hernández Aragón, M. y Flores Hernández, A. (2020). La formación docente desde el enfoque crítico-social. Entre la reproducción y la resistencia. Espacios en blanco, 1(31), 27-40.
Hernández-Hernández, F. y Sancho-Gil, J. (2019). Sobre los sentidos y lugares del aprender en la vida de los docentes y sus consecuencias para la formación del profesorado. Profesorado. Revista de Currículum y Formación de Profesorado, 23(4), 68-87.
Kemmis, S. (1993). El currículum, más allá de la teoría de la reproducción. Morata.
Lave, J. y Chaiklin, S. (2001). Estudiar las prácticas. Editorial Amorrourtu.
Lander, E. (2000). La colonialidad del saber: Eurocentrismo y ciencias sociales. FACES-UCVUNESCO.
Mclaren, P. (2013). La educación como una cuestión de clase. Entrevista a la especialista Peter Mc Laren. Praxis educativa, 17(2), 79-90.
Pruzzo, V. (2013). Las prácticas del profesorado. Mediadores didácticos para la innovación. Editorial Brujas.
Rivas Flores, J. I. (2018). Descolonizando la formación del profesorado: buscando sentido en la transformación social. Espacios en Blanco, 1(28), 13-31.
Romao, J. (2007). Razones oprimidas. En Y. Velazco (Coord.), Paulo Freire: praxis de la utopía y de la esperanza. Universidad de Colima.
Sanjurjo, L. (2009). Los Dispositivos para la formación en las prácticas profesionales. Homo Sapiens.
Sanjurjo, L. y Trillo Alonso, F. (2008). Didáctica para profesores de a pie. Homo Sapiens.
Schön, D. (1992). La formación de profesionales reflexivos. Hacia un nuevo diseño de la enseñanza y el aprendizaje en las profesiones. Paidós.
Schön, D. (1996). El profesional reflexivo. Cómo piensan los profesionales cuando actúan. Paidós.
Schwab, J. (1969). Un enfoque práctico para la planificación del currículo. .El Ateneo.
Shulman, L. (1989). Paradigmas y programas de investigación en el estudio de la enseñanza: una perspectiva contemporánea. En M. Wittrock, La investigación en la enseñanza. Paidós.
Santos, B. S. (2006). Renovar la teoría crítica y reinventar la emancipación social (encuentros en Buenos Aires). CLACSO.
Santos, B. S. (2010). Descolonizar el saber, reinventar el poder. Editorial Trilce.
Sartre, Jean Paul (1960) Crítica de la Razón Dialéctica, Libros I y II. Losada
Souto, M. (2021). La formación en las prácticas. Sentidos, tensiones, alternativas. Praxis Educativa, 25(1), 1-16. https://cerac.unlpam.edu.ar/index.php/praxis/article/view/5552/pdf
Stenhouse, L. (1987). La investigación como base de la enseñanza. Morata.
Suarez, D. y Metzdorff, V. (2018). Narrar la experiencia educativa como formación. La documentación narrativa y el desarrollo profesional de los docentes. Espacios en Blanco, (28), 49-74.
Tamir, P. (2007). Professional and personal knowledge of teachers and teachers educators. Teacher and Teaching Education, 7(3), 263-268.