Competencias digitales docentes

Creación y uso del video educativo en la práctica profesional en Educación Primaria

Autores

Palavras-chave:

ensino primário, estudante de estágio, competências digitais dos docentes, material didático, video educativo

Resumo

Analisa-se o tema das Competências Digitais Docentes (CDD) relacionadas com a criação e uso do vídeo educativo como recurso didático, no contexto da Prática Profissional Docente (PPD) (modalidade híbrida devido às restrições causadas pela pandemia da COVID-19) da Carreira de Educação Primária da Universidade de Costa Rica (UCR), Sede Rodrigo Facio, desenvolvida em Escuela Nueva Laboratorio Emma Gamboa (San Pedro de Montes de Oca, San José), durante o II Ciclo 2021. O estudo se limita ao conceito de CDD, seus níveis de desempenho e as dimensões para seu desenvolvimento por parte do pessoal docente, além disso, descrevem-se as etapas do processo de construção do vídeo educativo no âmbito do desenvolvimento da PPD. A pesquisa, de corte qualitativo, recolheu informação mediante o estudo de casos, aplicando questionários a estudantes praticantes e pessoas docentes colaboradoras do processo. Os resultados referem-se às competências digitais e pedagógicas docentes para a criação de vídeos, bem como os benefícios e limitações do processo e do uso do vídeo educativo como recurso didático na virtualidade. Entre as principais conclusões destaca-se que o estudante estagiário enfrentou desafios e iniciou um processo de familiarização com a tecnologia que transitou, parcialmente, para a adaptação e integração; apesar de a PPD ter sido executada em modalidade híbrida, a dinâmica de construção e a utilização do vídeo educativo como recurso didáctico foram reforçadas por diversos aspectos relacionados com as dimensões das CDD; como benefícios se assinala o uso pedagógico e a qualidade do recurso, enquanto que como limitantes ressalta o tempo (extenso), a necessidade de equipamentos, ferramentas e recursos digitais, especialmente para processos de edição, além da geração de estratégias educativas para a PPD em modalidade híbrida.

Referências

Artavia-Medrano, A. y Gurdián-Fernández, A. (2020). Fundamentos de investigación cuantitativa en educación. Costa Rica: UNED.

Badilla-Saxe, E., Chacón-Ramírez, S. y Francis-Salazar, S. (2012). Una Universidad que aprende: Formación y Evaluación Docente en Red. Revista Electrónica Actualidades Investigativas en Educación, 12 (1), 1-27 http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=44723363006

Barros-Bastida, C. y Barros-Morales, R. (2015). Los medios audiovisuales y su influencia en la educación desde alternativas de análisis. Revista Universidad y Sociedad [seriada en línea], 7 (3). pp. 26-31. http://rus.ucf.edu.cu/

Castro-Rivera, C. (abril, 2020). Blended Learning: Más que una tendencia de aprendizaje.

https://forwardteacher.com/2020/04/blended-learning-mas-que-una-tendencia-de-aprendizaje-una-alternativa-de-educacion-innovadora-parte-i/

Castro, H. y Ríos, K. (junio, 2017). Aprovechar los dispositivos móviles en la clase: video educativo como estrategia colaborativa centrada en el alumno. Ponencia presentada en el XVII Congreso Internacional: Innovación y Tecnología en Educación a Distancia. UNED, San José Costa Rica. https://bit.ly/2VtfelG

Centro de Innovación Educativa Brasileña (CIEB). (2019). Competencias para educadores y multiplicadores para uso de TIDCs. Nota técnica n. 8. Sao Paulo. https://cieb.net.br/cieb-notas-tecnicas-8-competencias-de-professores-e-multiplicadores-para-uso-de-tics-na-educacao/

Cowad, Ch., Wedake, S., Anderson, A., Teltscher, S., Letamo, H. y Eun-Ju., K. (2018). Guía de usuario de competencias digitales de la Comisión de Unión Europea. Unión Internacional de Telecomunicaciones. https://n9.cl/protea

Díaz-Arce, D., y Loyola-Illescas, E. (2021). Competencias digitales en el contexto COVID 19: una mirada desde la educación. Revista Innova Educación, 3(1), 120-150. https://doi.org/10.35622/j.rie.2021.01.006

García-Martín, J. y García-Martín, S. (2021). Uso de herramientas digitales para la docencia en España durante la pandemia COVID-19. Revista Española De Educación Comparada, (38), 151–173. https://doi.org/10.5944/reec.38.2021.27816

García-Muñoz, T. (2003). El cuestionario como instrumento de investigación/evaluación. Etapas del proceso investigador: Instrumentación. Almendralejo.

http://www.etpcba.com.ar/documentos/sitios/evaluacion_intitucional/8_el_cuestionario.pdf

Hernández, R., Fernández, C., y Baptista, L. (2014). Metodología de la investigación. Sexta Edición. McGraw-Hill.

Hernández-Ramos, J. P., Martínez-Abad, F., y Sánchez-Prieto, J. C. (2021). El empleo de videotutoriales en la era post COVID19: valoración e influencia en la identidad docente del futuro profesional. Revista de Educación a Distancia (RED), 21(65). https://doi.org/10.6018/red.449321

López-González, W. (2013). El estudio de casos: una vertiente para la investigación educativa. Revista Educere, 17(56), 139-144. https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=35630150004

Marquès-Graells, P. (2010) Los videos educativos: tipología, funciones y orientaciones para su uso. Departamento de Pedagogía Aplicada. Facultad de Educación. UAB.

http://www.peremarques.net/videoori.htm

Orellana-Guevara, C. y Castro-Araya, H. (2021). Materiales didácticos digitales: proceso de creación de un video animado como apoyo al quehacer docente. Revista Innovaciones Educativas, 23(34), 166-179. https://dx.doi.org/10.22458/ie.v23i34.3195

Pérez-Escoda, A., Iglesias-Rodríguez, A., Meléndez-Rodríguez, L. y Berrocal-Carvajal, V. (2020). Competencia digital docente para la reducción de la brecha digital: Estudio comparativo de España y Costa Rica Teacher’s Digital Competence for Reducing Digital Divide: Comparative Study Between Spain and Costa Rica. Tripodos, 46, 77–96.

http://www.tripodos.com/index.php/Facultat_Comunicacio_Blanquerna/article/view/790

Programa Estado Nación. (2021). Octavo Estado de la Educación. https://estadonacion.or.cr/wp-content/uploads/2021/09/Educacion_WEB.pdf

Rangel-Baca, A. (2015). Competencias docentes digitales: propuesta de un perfil. Pixel-Bit. Revista de Medios y Educación, (46), 235-248. http://dx.doi.org/10.12795/pixelbit.2015.i46.15

Real-Torres, C. (2019). Materiales Didácticos Digitales: un recurso innovador en la docencia del siglo XXI. 3C TIC. Cuadernos de desarrollo aplicados a las TIC, 8(2), 12-27.

http://dx.doi.org/10.17993/3ctic.2019.82.12-27

Sección de Educación Primaria. (2021). Programa de curso FD-1046 Práctica Docente en Educación Primaria (versión para estudiantes ubicados en la Escuela Nueva Laboratorio Emma Gamboa). Universidad de Costa Rica.

Tejada-Fernández, J. y Pozos-Pérez, K. (2018). Nuevos escenarios y competencias digitales docentes: hacia la profesionalización docente con TIC. Profesorado. Revista de currículum y formación del profesorado, 22 (1), 25-51. https://recyt.fecyt.es/index.php/profesorado/article/view/63620

Universidad Nacional Autónoma de Nicaragua (UNAN). (2011). Modelo Educativo de la UNAN, Managua. http://chamilo.cut.edu.mx:8080/chamilo/courses/DISENOCURRICULARMAESTRIA15DEJUNIO/document/7.-_Materiales_complementarios/Modelo_Educativo19_de_septiembre.pdf?cidReq=DISENOCURRICULARMAESTRIA15DEJUNIO&id_session=0&gidReq=0&origin=

UNESCO. (2021). Reforzar el aprendizaje y las capacidades digitales en los países más poblados del mundo para estimular la recuperación de la educación. https://es.unesco.org/news/reforzar-aprendizaje-y-capacidades-digitales-paises-mas-poblados-del-mundo-estimular

Zúñiga, C. M., Núñez, S. O., Matarrita M. S., y Arce, K. P. (2021). Competencias digitales de los docentes: Desafíos y ruta de acción para lograr un uso efectivo y sostenido de las TIC al servicio del mejoramiento educativo. Octavo Informe Estado de la Educación 2021. http://hdl.handle.net/20.500.12337/8168

Publicado

04-07-2024

Como Citar

Ibarra Vargas, E., & Castro, H. (2024). Competencias digitales docentes: Creación y uso del video educativo en la práctica profesional en Educación Primaria. Encuentro Educativo. Revista De investigación Del Instituto De Ciencias De La Educación, 5(1), 13–46. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs3/index.php/encuentroE/article/view/6633

Edição

Seção

Miscelánea