Uma experiência de Pesquisa-Ação no ensino de Física na Faculdade de Ciências Exatas, Químicas e Naturais da Universidade Nacional de Misiones

Autores

  • Juan L. Zarza Facultad de Ciencias Exactas Químicas y Naturales, Universidad Nacional de Misiones
  • Vania B. Ilchuk Facultad de Ciencias Exactas Químicas y Naturales, Universidad Nacional de Misiones.
  • Romina O. Coniglio Facultad de Ciencias Exactas Químicas y Naturales, Universidad Nacional de Misiones.

Resumo

Este trabalho propõe como aprimoramento didático a resolução de problemas semiabertos sobre o tema Interação Elétrica na Cátedra de Física II das carreiras de Bioquímica e Farmácia da Faculdade de Ciências Exatas, Químicas e Naturais da Universidade Nacional de Misiones. Seguindo uma abordagem curricular baseada em competências e utilizando uma metodologia de Pesquisa-Ação Participativa, realiza-se uma análise, revisão e subsequente transformação dos enunciados tradicionais dos problemas de caráter fechado habitualmente usados. Os resultados desta inovação didática mostram uma boa recepção dos alunos que, em sua maioria, resolveram os problemas formulando hipóteses de resolução, realizando esquemas gráficos e conclusões e trabalhando em grupo num ambiente de reflexão e debate entre pares.

Referências

Colmenares, A. M. (2012). Investigación-acción participativa: una metodología integradora del conocimiento y la acción. Voces y Silencios. Revista Latinoamericana de Educación, 3(1), 102-15.https://doi.org/10.18175/vys3.1.2012.07

Cuahonte Badillo, L. C. y Hernández-Romero, G. (2015). Una interpretación socio-crítica del enfoque educativo basado en competencias. Perspectivas docentes, 57, 26-34.

Elliot, J. (1990). La investigación-acción en la Educación. Madrid, España: Morata.

Falcón Alén, M. y Montenegro Moracén, E. (2014) Los problemas abiertos: una vía para facilitar las tareas integradoras en la enseñanza. Cuadernos de Educación y Desarrollo (43).

García Carmona, A. G. (2009). La investigación-acción en la enseñanza de la Física: un escenario idóneo para la formación y desarrollo profesional del profesorado. Latin-American Journal of Physics Education, 3(2), 388 – 394.

Gutierrez Somavilla, G (2016). Desarrollo de tareas o problemas abiertos para lograr aprendizaje significativo en la materia de Física (tesis de maestría) Universidad de Cantabria, Cantabria, España. Recuperado de: http://hdl.handle.net/10902/9007

Kozanitis, A. (2017) "¿Por qué es importante el enfoque por competencias en el sistema educativo?" Fuente: Centro de Desarrollo Universidad (CDU). Recuperado de

https://noticias.universia.net.co/educacion/noticia/2017/09/11/1155616/importante-enfoquecompetencias-sistema-educativo.html

Latorre, A. (2003). La investigación-acción: Conocer y cambiar la práctica educativa. Barcelona, España: Ed. Grao.

Ramos Delgado, E. (2014). Una Propuesta de Trabajo en el Aula: Resolución De Problemas Abiertos. Revista Básicamente (13) 1. Recuperado de https://revistas.usantotomas.edu.co/

Sánchez Márquez, G.; Pérez Boullosa, A.y Furió Mas, C. (2018) "Contribuciones y limitaciones de las estrategias educativas en el desarrollo de competencias" Universidad de Valencia. España. Recuperado de https://www.uv.es/eees/archivos/contrib

Stenhouse, L. (1985). La investigación como base de la enseñanza. Madrid, España: Morata.

Tobón, S. P. (2007). El enfoque complejo de las competencias y el diseño curricular por ciclos propedéuticos. Acción Pedagógica (16), 1 4 - 2 8.

Torres Torres, S. (2013). La enseñanza de la cinemática apoyada en la teoría del Aprendizaje Significativo, la solución de problemas y el uso de Applets. (Tesis de maestría) Universidad de Colombia. Medellín.

Truyol, M. E. y Gangoso, Z. (2010). La selección de diferentes tipos de problemas de Física como herramienta para orientar procesos cognitivos. Investigações em Ensino de Ciências, 3 (15), 463-484.

Publicado

10-12-2020

Como Citar

Zarza, J. L., Ilchuk, V. B., & Coniglio, R. O. (2020). Uma experiência de Pesquisa-Ação no ensino de Física na Faculdade de Ciências Exatas, Químicas e Naturais da Universidade Nacional de Misiones. Encuentro Educativo. Revista De investigación Del Instituto De Ciencias De La Educación, 1(1), 87–112. Recuperado de https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/encuentroE/article/view/4308

Edição

Seção

Dossier