Representações sociais que alunos próximos de se formarem nas Faculdades de Ciências Médicas e Odontológicas (UNR) sobre o futuro campo profissional
Palavras-chave:
representações sociais, ato comunicativo, estudantes universitários, campo profissionalResumo
A apresentação atual vem de um trabalho de tese final para alcançar o título de Mestre em Educação Universitária (UNR), no qual foi investigado, a partir dos pontos de vista dos alunos prestes a se formarem nas faculdades de Ciências Médicas e Odontológicas da UNR, quais foram as representações sociais sobre seu futuro campo profissional e a conexão com a comunidade. A partir dos
pressupostos iniciais que nortearam o processo de pesquisa, optou-se pelo paradigma interpretativo, qualitativo, naturalista e humanístico, escolha que
permitiu a construção de categorias devido ao predomínio de dados advindos do discurso de 150 alunos próximos à graduação. A sua análise e interpretação, a
partir do contraste de semelhanças e diferenças entre os diferentes grupos, permitiu-nos conhecer as representações que conceberam ao longo da sua
formação acadêmica em relação ao futuro trabalho profissional. Tudo começou com uma pesquisa através dos desenhos curriculares e da história dos quatro
cursos. Foi elaborado e aplicado um questionário anônimo e, para enriquecer e/ou esclarecer as informações do referido instrumento, foi utilizada a entrevista
semiestruturada, organizando-se grupos focais em forma de oficinas em cada unidade acadêmica.
Referências
ABONIZIO, M. (2005). Actos de significado: la problemática de las adicciones en el ámbito de la Secretaría de Salud Pública Municipal: una mirada desde la perspectiva de los profesionales de los servicios de salud. Tesis Doctoral sin publicar, Doctorado en Psicología, UNR.
BOURDIEU, P. (1985). ¿Qué significa hablar? Economía de los intercambios lingüísticos. Akal.
BOURDIEU, P. (1990). Sociología y cultura. Consejo Nacional para la Cultura y las Artes.
BOURDIEU, P. (1997). Espacio social y campo de poder. Anagrama.
BRUNER, J. (1988). Realidad mental y mundos posibles. Gedisa.
CAPRIA, F. (2007). Representaciones Sociales que tienen los estudiantes de 5° año de la licenciatura en Fonoudiología sobre el futuro campo profesional en una Universidad pública. Tesina para acceder al Título de Licenciada en Fonoaudiología. Escuela de Fonoaudiología, Facultad de Ciencias Médicas, UNR: Rosario.
CAPRIA, F. (2017). Representaciones Sociales que tienen los estudiantes próximos a egresar de la Facultad de Ciencias Médicas y Facultad de Odontología (UNR) acerca del futuro campo profesional. Tesis para acceder al Título de Magister en Educación Universitaria. Facultad de Humanidades y Artes, UNR: Rosario.
CAPRIA, F. (2021). Parte VIII. En Fonoaudiología Intervenciones y prácticas posibles. La Fonoaudiología en el contexto de la investigación científica. Escuela de Fonoaudiología, la Facultad de Ciencias Médicas, UNR: Rosario.
CASTORIADIS, C. (1988). Los dominios del hombre. Las encrucijadas del laberinto. Gedisa.
FARR, R. (1986). Las representaciones sociales en Psicología Social II. Paidós.
FREIRE, P. (2008). Pedagogía del oprimido. Siglo XXI Editores.
GIDDENS, A. (1995). Modernidad e identidad del yo. El yo y la sociedad en la época contemporánea. Península.
HAMMERSLEY, M. y ATKINSON, P. (1994). Etnografía. Métodos de Investigación. Paidós.
JODELET, D. (1984). “La representación social: fenómenos, conceptos y teoría”. En Serge Moscovici Psicología social II. Pensamiento y vida social. Psicología social y problemas sociales. Paidós.
MASLOW, A. (1943). A theory of Human Motivation. Classics in the History of Psychology. http://psychclassics.yorku.ca/Maslow/motivation.htm
MOSCOVICI, S. (1979). El psicoanálisis, su imagen y su público. Huemul.
MOSCOVICI, S. (1984). Introducción al campo de la Psicología Social. En S. Moscovici. Psicología Social I. Paidós.
MOSCOVICI, S. (1986). La representación social: fenómenos concepto teoría en Psicología Social II. Pensamiento y vida social. Psicología social y problemas sociales. MIMEO.
PICHON-RIVIÈRE, E. Y PAMPLIEGA DE QUIROGA, A. (1985). Psicología de la vida cotidiana. Nueva Visión.
ROBLEDO, J.M. (1994). La imagen y el discurso social en torno al SIDA. Estrategias globales de comunicación alternativa y diseño de productos específicos para crear conciencia e intervenir socialmente. Tesis Postgrado sin publicar, Facultad de Ciencias de la Información, Universidad Complutense: España.
UNESCO (1980). Déclin et transformation des universités. Perspective ,2, UNESCO: París.
VAN DIJK, T. (1990). La noticia como discurso. Comprensión, estructura y producción de la información. Paidós