Arquivos da história, arquivos da memória. A gráfica da Noemí Escandell
Palavras-chave:
Arquivos, gráfica, memória, montagemResumo
Esta investigação tenta reconstruir o discurso poético e político da artista plástica Noemí Escandell (1942 - 2019) analisando os formatos, a utilização de arquivos fotográficos e a espessura narrativa dos seus trabalhos em direção a finais dos anos sessenta, na articulação com outras formulações visuais dos noventa. Em ditas produções, denominadas handing works, observa-se a presença da montagem como recurso estético e comparativo. A partir da repercussão cultural, política e semântica, refletiremos sobre os dispositivos visuais gerados em algumas das suas obras. Com esse objetivo, se estabelecerão vínculos com noções fundamentais de Walter Benjamin e Peter Bürger sobre a reprodução e montagem, procedimento vanguardista recuperado logo depois nas neo-vanguardias, tal como o expõe Hal Foster. Finalmente, o encadeamento de imagens que proporcionam os handing works será revisado à luz dos estudos de Aby Warburg, cujo modo de examinar os arquivos e registros documentais (incluídos ou não na história da arte ocidental) criou uma abordagem aleatória em relação à historiografia tradicional.
Referências
BENJAMIN, Walter. Estética de la imagen (Buenos Aires: La Marca Editora, 2015).
BUCK-MORSS, Susan. "Estética y ‘anestésica’: una reconsideración del ensayo sobre la obra de arte", en: OP. CIT.
BÜRGER, Peter. Teoría de la vanguardia (Buenos Aires: Las Cuarenta, 2010).
BURUCÚA, José Emilio. Historia, arte, cultura. De Aby Warburg a Carlo Guinzburg (Buenos Aires: Fondo de Cultura Económica, 2007).
CARLÓN, Mario. "Las nociones de la teoría de la mediatización, revisitadas en el nuevo contexto teórico y discursivo contemporáneo", en: TORRES, Alejandra y PÉREZ BALBI, Magdalena (compiladoras). Visualidad y dispositivo(s). Arte y técnica desde una perspectiva cultural (Los Polvorines: Universidad General Sarmiento, 2016).
ENTREVISTA mantenida con Noemí Escandell en Rosario, el 20 de diciembre de 2012.
FOSTER, Hal. "Quien le teme a la neovanguardia", en: El retorno de lo real (Madrid: Akal, 2001).
GARCÍA CANCLINI, Néstor. Consumidores y ciudadanos. Conflictos multiculturales de la globalización (Buenos Aires: Grijalbo, 1995).
HUYSSEN, Andreas. Modernismo después de la modernidad (Buenos Aires: Gedisa, 2010).
LUCERO, María Elena. "Controversias estéticas y radicalidad en la escena rosarina del 68", en: Anuario 2013, Registro de Acciones Artísticas (Rosario: Yo soy Gilda, 2014).
MITCHELL, W. J. T. "No existen medios visuales", en: BREA, José Luis. Estudios Visuales. La epistemología de la visualidad en la era de la globalización (Madrid: Akal, 2015).
RAMÍREZ, Mari Carmen. "Tactics for Thriving on Adversity. Conceptualism in Latin America, 1960-1980", en: RAMÍREZ, Mari Carmen y OLEA, Héctor. Inverted Utopias. Avant-Garde Art in Latin America, The Museum of Fine Arts, Houston (New Haven and London: Yale University Press, 2004).
SAXL, Fritz. "Carta de Fritz Saxl a la editorial B. G. Teubner, Leipzig [hacia 1930]", en: WARBURG, Aby. Atlas Mnemosyne (Madrid: Akal, 2010), pp. XVI-XVIII.
TAYLOR, Diana. Performance (Buenos Aires: Asunto Impreso, 2012).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Los artículos enviados al Comité Editor del Instituto de Historia del Arte, para ser publicados, los autores reservan su derecho de propiedad, pero otorgan a la Editorial los derechos de impresión y aceptan la difusión tanto en papel, como en internet y en aquellos sitios virtuales de las cuales los CHA formen parte.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 3.0 No portada