Cartes à jouer Novo-hispaniques : qualités bifrontes dans les usages et la circulation.
Échanges et diligences artistiques dans la circulation des cartes à jouer et des jeux à l’époque coloniale
Palavras-chave:
Naipes Novohispanos - usos e circulação de imagens - lúdico e simbólicResumo
O presente trabalho indaga sobre as qualidades bifrontes dos usos e circulação dos naipes novohispanos nas colônias americanas. A noção de qualidades bifrontes faz referência em tanto as imagens e motivos dependiam dos seus usos e dos espaços nos que os naipes eram utilizados. O intercâmbio entre a coroa espanhola e as colônias possibilitou o desenvolvimento de diversas práticas lúdicas e de imagens de usos simbólicos no espaço colonial. A existência de uns tipos de baralho de manufatura em territórios coloniais com características próprias nos animam a analisar as possíveis heranças e hibridações que puderam ter lugar dada a circulação destes objetos de maneira muito cotidiana
Referências
Alcocer, F. d. (1559). Tratado del Juego. (A. Portanaris, Ed.) Salamanca.
Brito, A. d. (2016). El juego de naipes en el primer siglo de la colonización canaria. ¿Vicio o entretenimiento? Revista Canaria del Patrimonio Documental(12), 221-244.
Calabrese, O. (1999). Como se lee una obra de arte. Madrid: Cátedra.
Grañén Porrúa, M.-I. (1997). Hermes y Moctezuma, un tarot mexicano del siglo XVI. Estudios De Cultura Náhuatl, 27, 369–393. Recuperado a partir de https://nahuatl.historicas.unam.mx/index.php/ecn/article/view/77955
Molina Molina, A. L. (1998). LOS JUEGOS DE MESA EN LA EDAD MEDIA. Miscelánea Medieval Murciana, (21-22), 215–239. https://doi.org/10.6018/j7861
Panofsky, E. (1977). El significado de las Artes Visuales. Madrid: Alianza.
Romero, A. R. (2012). Imagenes en tránsito: circulación de pinturas y estampas en los siglos XVI y XVII. En Hacia una nueva histpria de las artes visuales en Argentina II (págs. 29-56). Buenos Aires: CAIA.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luciano Pozo
Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Los artículos enviados al Comité Editor del Instituto de Historia del Arte, para ser publicados, los autores reservan su derecho de propiedad, pero otorgan a la Editorial los derechos de impresión y aceptan la difusión tanto en papel, como en internet y en aquellos sitios virtuales de las cuales los CHA formen parte.
Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 3.0 No portada