Relação escola-família comunicativa e participativa.
Uma proposta a partir da pesquisa-ação participativa.
Palavras-chave:
Relação escola-família, estratégia metodológicaResumo
Diferentes perspectivas e formas de direcionar programas educativos orientados ao tema da relação escola-sociedade têm ganhado espaço no trabalho escolar. Desenvolvidos a partir das ciências da educação, os diversos programas assumem a relação escola-família com enfoques holísticos, multilaterais e multidisciplinares. Este trabalho mostra os resultados obtidos com a implementação de uma estratégia metodológica destinada a reforçar a relação escola-família no sistema educacional cubano, especificamente no nível do ensino médio durante os anos de 2010 a 2014 na província de Pinar del Rio, Cuba.
A pesquisa-ação participativa constitui a base teórica e metodológica da proposta. Os principais aspectos positivos alcançados com a implementação da estratégia metodológica foram o aumento do nível de participação dos sujeitos na escola, desde seu envolvimento decisivo na identificação dos problemas, bem como na realização do diagnóstico participativo, a concepção e execução das ações voltadas à resolução de problemas ocorridos tanto na escola quanto nas famílias dos participantes da pesquisa.
Identificou-se que os estudantes promoveram a reflexão e o pensamento crítico em torno de questões de relevância mundial, como os temas da preservação da cultura e do cuidado com o meio ambiente.
Referências
Aguilar, N. J. (2019). Ciberactivismo y educación para la ciudadanía mundial: una investigación acción participativa con dos experiencias educativas de Bogotá. Palabra Clave, 22 (2) 1-31.
Arencibia, J. M. (2007). La relación escuela-familia en la enseñanza media superior en el municipio de Pinar del Río. (Trabajo de Diploma). Universidad de Pinar del Río, Cuba.
Basagoiti Rodríguez, M., Bru Martín, P. y Lorenzana Álvarez, C. (2001). La IAP de bolsillo. Madrid, España: ACSUR Las Segovias.
Campos, R. D. (2007). Estrategia Sociocultural de integración escuela-familia en el IPUEC Combate Tumbas de Estorino.(Trabajo de Diploma) Universidad de Pinar del Río, Cuba.
Castellano, A. M. e Hinestroza, J. (2017). La Investigación Acción Participativa (IAP): entre la vivencia y el compromiso. Interacción y Perspectiva: Revista de Trabajo Social, 7(2), 220-232.
Centro de Intercambio y Referencia Iniciativa Comunitaria (CIERIC). (2006). Propuesta metodológica para la gestión de proyectos. La Habana. Cuba: Centro de Intercambio y Referencia Iniciativa Comunitaria (CIERIC).
Consuegra-Ascanio, A. & Mercado-Villarreal, K. (2017). La IAP como alternativa metodológica para el cambio social: un análisis desde distintas perspectivas. Jangwa Pana, 16 (1), 90 - 102. Doi: http://dx.doi.org/10.21676/16574923.1959
Díaz Velázquez, E. &. (2012). Claves teóricas y metodologías para la investigación acción participativa (IAP). . En Metodología de la investigación social: técnicas innovadoras y sus aplicaciones. (págs. 153-177).Madrid.
Díez-Gutiérrez, E.-J. (2020). Otra investigación educativa posible: investigación-acción participativa dialógica e inclusiva. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 1 (1) 115-128.
Gonzalez, M. G. (2003). Desarrollo comunitario sustentable. Propuesta de una concepción metodológica en Cuba desde la educación popular. (Tesis en Opción al grado científico de Doctor en Ciencias de la Educación) Ciudad de la Habana, Cuba.
Gutierrez, T. M. (2004). El desarrollo del trabajo social en Cuba. profesionalización y práctica. En S. Manson, Trabajo social en Cuba y Suecia (pág. 45). Sancti Spiritus: Arcadía.
Hernández, B. R. (2005). Relación escuela familia en el sistema educativo cubano de los 90. Estudio de caso en el municipio Pinar del Río. (Tesis en Opción al grado científico de Master en Estudios Sociales) Universidad Pinar del Río, Cuba.
Hernández, B. R. (2013). ¿Qué es participar? ¿Cómo participar? En B. R. Hernández, & L. A. Ramírez, Lo sociocultural: Un trabajo pendiente (pág. 62). La Habana. Cuba: Ciencias Sociales.
Pérez, A. (2006). Estrategias de comunicación. Barcelona, España: Editorial Ariel Comunicación.
Botella Nicolas, A.M. y Ramos Ramos, P. (2019). Investigación-acción y aprendizaje basado en proyectos. Una revisión bibliográfica. Perfiles educativos, 41 (163) 127-141.
Romero, E. S. (2018). Investigación acción en educación, interrogantes y respuestas. En J. L. Pereira, Investigación Cualitativa Emergente: Reflexiones y Casos.