Boemia, uma revista de arte no novecentos montevideano
DOI:
https://doi.org/10.48162/rev.45.018Palavras-chave:
Imprensa, Revistas culturais, Revista de arte, Redes interculturaisResumo
As revistas culturais montevideanas assumiram um lugar valioso na produção, difusão e discussão de ideias e projetos no final do século XIX e inícios do XX.
Durante este tempo e com intensidade diversa, as revistas se tornaram notáveis espaços para que intelectuais, publicitários, jornalistas e artistas se pensaram a si mesmos, renovando a escrita e a leitura e promovendo programas culturais e debates altamente significativos. Estes impressos articularam trajetórias individuais e coletivas, interpelando e intervindo na cena estética e cultural da modernidade montevideana.
A revista Boemia surge no Novecentos, período brilhante onde artistas e letrados buscaram repensar a cultura uruguaia. Neste marco, Boemia, se anuncia como uma publicação de arte, integrada por jovens intelectuais de reconhecida trajetória como Leoncio Lasso de la Veja, Julio Herrera e Reissig, Ángel Falco, Delmira Agustini e Hermenegildo Sábat, entre outros. Interessa particularmente indagar as redes intelectuais forjadas em e através da revista com outras publicações do Rio da Prata.
Os vínculos tecidos entre estes publicitários e intelectuais insinuam um programa cultural e artístico com projeção do Rio da Prata.
Referências
Álvarez Ferretjans, Daniel. Historia de la Prensa en el Uruguay Desde la Estrella del Sur a Internet. Montevideo: Búsqueda Editorial Fin de Siglo, 2008 Altamirano, C (Dir.) Historia de los intelectuales en América Latina. Buenos Aires: Katz Editores, 2008.
Barrán, J.P y Nahúm, B. Batlle, los Estancieros y el Imperio Británico- Tomo 1 El Uruguay del Novecientos. Montevideo: Banda Oriental, 1990.
Caetano, Gerardo (2004) “Ideas, política y nación en el Uruguay del siglo XX” en Terán, O. (coord.) Ideas en el siglo Intelectuales y cultura en el siglo XX latinoamericano Buenos Aires: Siglo XXI Editores.
Delgado, Leandro “La propagación explosiva de la prensa anarquista” en Maronna Mónica (compiladora) Historia, cultura y medios de comunicación Enfoques y perspectivas Cuadernos de Historia 9. Uruguay: Biblioteca Nacional, 2012.
Delgado, Leandro Anarquismo en el novecientos rioplatense: Cultura, literatura y escritura. Montevideo: Estuario Editora, 2018.
De Torres, M. I. “Arte, estado y política: los proyectos de fomento a la cultura artística en el legislativo municipal de Montevideo (1904-1925)” Cuaderno del CLAEH. Segunda serie, año 34, n 101,2015-ISSN2393- 5979.P137-162 Recuperado
https://publicaciones.claeh.edu.uy/index.php/cclaeh/article/view/119 [consultado el 24 de enero 2021] 2015
Devés-Valdés E. Redes Intelectuales en América Latina. Hacia la Constitución de una Comunidad Intelectual. Chile: Colección Ideas Instituto de Estudios Avanzados Universidad de Santiago de Chile, 2007.
Ibáñez R. La Cultura del 900 Enciclopedia Uruguaya no 31. Montevideo: Arca, 1969.
Larre Borges A. I “La cultura” en Caetano, G. (Dir. y coord.), Uruguay Reforma social y democracia de partidos Tomo II 1880/1930. Montevideo: Editorial Planeta, 2015.
Peluffo Linari G. Historia de la pintura uruguaya Tomo1: De Blanes a Figari. Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental ,1999.
Pita González. y Grillo, M. “Una propuesta de análisis para el estudio de revistas culturales”. Revista Latinoamericana de Metodología de las Ciencias, 2015 Recuperado http://www.relmec.fhace.unlp.edu.ar/article/view/relmecsv05n01a06 [Consultado en noviembre 2016, última consulta setiembre 2021]
Rama, C. y Capelletti A. El Anarquismo en América Latina. Venezuela: Biblioteca Ayacucho , 1990.
Real de Azua, C. El Ambiente Espiritual del Novecientos. Montevideo: Número, 1950.
Sábato, Hilda “Nuevos espacios de formación y actuación intelectual: prensa, asociaciones, esfera pública (1850-1900)” en Altamirano Carlos (Dir.) Historia de los intelectuales en América Latina. Buenos Aires: Katz Editores ,2008.
Sarlo Beatriz. Intelectuales y revistas: razones de una práctica. In: América: Cahiers du CRICCAL, n°9-10, 1992. Le discours culturel dans les revues latino-américaines, 1940-1970. pp. 9-16;1992. Recuperado http://www.persee.fr/doc/ameri_0982- 9237_1992_num_9_1_1047
[Consultado en febrero 2021, última consulta setiembre 2021)
Scarone Arturo. Uruguayos contemporáneos. Nuevo diccionario de datos biográficos y bibliográficos. Montevideo: Barreiro y Ramos ,1937.
Scarone Arturo. Diccionario de Seudónimos del Uruguay. Montevideo: Claudio García Editores, 1942.
Tarcus, Horacio. Las Revistas culturales Latinoamericanas: giro material cultural, tramas intelectuales. Buenos Aires: Tren en Movimiento, 2020 Trochon, I. y Vidal, B. Bases documentales para la historia del Uruguay Contemporáneo (1903-1933) Montevideo: Ediciones de la Banda Oriental, 1998.
Vanger M. El País Modelo José Batlle y Ordoñez 1907-1915. Montevideo: Arca y Banda Oriental ,1991.
Zubillaga, C y Balbis J. Historia del Movimiento Sindical Uruguayo. Montevideo: Banda Oriental ,1986.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 María Soledad Redes Loperena

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Los artículos enviados al Comité Editor del Instituto de Historia del Arte, para ser publicados, los autores reservan su derecho de propiedad, pero otorgan a la Editorial los derechos de impresión y aceptan la difusión tanto en papel, como en internet y en aquellos sitios virtuales de las cuales los CHA formen parte.

Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 3.0 No portada












_00.07_.55_2.png)



