Tensões e debates em torno da arte do México na revista cubana Social
DOI:
https://doi.org/10.48162/rev.45.023Palavras-chave:
revistas, vanguardas, arte latino-americano, muralismoResumo
O texto aborda o papel desenvolvido pela revista cubana Social durante os anos 20 do século XX na difusão da arte mexicana como paradigma da vanguarda e nacionalismo na América Latina. A revista, em tanto dispositivo ativo e gerador de posicionamentos críticos, expôs os debates e posturas intelectuais diversas do seu tempo, se tornando uma fonte significativa de valor para a recuperação de uma história cultural complexa. Apresenta-se como alternativa metodológica para a investigação da cultura artística latino-americana e caribenha a partir do reconhecimento de vínculos entre os países da região. O caso de estudo demonstra que as revistas constroem um material significativo e valioso pela prontidão e atualidade da sua publicação, pelos seus alcances e ressonâncias como parte de um contexto de câmbios que a modernidade impunha, e evidencia que as relações culturais abrem caminhos de renovação para a historiografia das vanguardas latino-americanas e as suas respetivas dinâmicas.
Referências
Agamben,Giorgio. ¿Qué es un dispositivo? Barcelona: Anagrama, 2015.
Alfaro Siqueiros, David.“Tres llamamientos de orientación actual a los pintores y escultores de la nueva generación americana”.Vida Americana, Barcelona, España, mayo, 1921.
Anónimo, “Diego Rivera, pintor mexicano”.Social, no. 12, vol. 2, La Habana, diciembre 1925, p. 22.
Anónimo, “Pintura mexicana”.Social, no. 12, año 5, vol. V, La Habana, diciembre 1920, p. 20.
Anónimo, “Serenidad”. Social, no. 8, año 5, vol. V, La Habana, agosto 1920, p. 37.
Anónimo, Social, no. 8, año 11, vol. XI, La Habana, agosto 1926, p. 44. Brenner, Anita.Idolos tras los altares. México, D.F.: Edit. Domés, 1929. “Conrado Walter Massaguer, El César de la caricatura”, http://www.cubaliteraria.com/monografia/social/massaguer1.htm, (6 de marzo, 2005).
Crespo de la Serna, Jorge. “Crónicas de México. Diego Rivera: El Fuerte”. Social, no. 6, año 7, vol. 7, La Habana, junio 1922, p. 30.
Diccionario de Literatura Cubana. La Habana: Instituto de Literatura y Lingüística, Edit. Letras Cubanas, 1984.
Manrique, Jorge Alberto.“Los primeros años del muralismo”, Historia del Arte Mexicano, T-10. México: SEP/INBA, Salvat, 1982.
Mariátegui, José Carlos. “Indología de José Vasconcelos”. Social, no.1, año 13, vol. XIII, La Habana, enero 1928, pp. 10, 62.
Merino, Luz. La pintura y la ilustración: dos vías del arte moderno en Cuba. La Habana:Edit Pueblo y Educación, 1990.
Nelken, Margarita. “En torno a la exposición de pinturas de jóvenes mexicanos en Madrid”.Social, no. 1, año 13, vol. XIII, La Habana, enero 1928, pp. 17, 33.
Poggioli, Renato. Teoría del arte de vanguardia. Madrid: Revista de Occidente, 1964.
Portal, Magda.“Las Escuelas de Arte Libre en México”. Social, no. 1, año 13, vol. XIII, La Habana, pp. 24, 81.
Rivera, Diego.“La pintura revolucionaria mexicana”.Social, no. 8, año 11, vol. XI, La Habana, agosto 1926, p. 41.
Social, La Habana, enero 1923, p. 1.
Schwartz, Jorge. Las vanguardias latinoamericanas. Textos programáticos y críticos. Madrid: Edic. Cátedra, 1991.
Valle, Rafael, “La fiesta de los niños luminosos”, Social, no. 3, año 13, vol. XIII, La Habana, marzo 1928, pp. 34, 70.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Olga María Rodríguez Bolufé

Este trabalho é licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 3.0 Unported License.
Los artículos enviados al Comité Editor del Instituto de Historia del Arte, para ser publicados, los autores reservan su derecho de propiedad, pero otorgan a la Editorial los derechos de impresión y aceptan la difusión tanto en papel, como en internet y en aquellos sitios virtuales de las cuales los CHA formen parte.

Esta obra está bajo una Licencia Creative Commons Atribución-NoComercial-CompartirIgual 3.0 No portada












_00.07_.55_2.png)



