Tensões e debates em torno da arte do México na revista cubana Social

Autores

  • Olga María Rodríguez Bolufé Universidad Iberoamericana

DOI:

https://doi.org/10.48162/rev.45.023

Palavras-chave:

revistas, vanguardas, arte latino-americano, muralismo

Resumo

O texto aborda o papel desenvolvido pela revista cubana Social durante os anos 20 do século XX na difusão da arte mexicana como paradigma da vanguarda e nacionalismo na América Latina. A revista, em tanto dispositivo ativo e gerador de posicionamentos críticos, expôs os debates e posturas intelectuais diversas do seu tempo, se tornando uma fonte significativa de valor para a recuperação de uma história cultural complexa. Apresenta-se como alternativa metodológica para a investigação da cultura artística latino-americana e caribenha a partir do reconhecimento de vínculos entre os países da região. O caso de estudo demonstra que as revistas constroem um material significativo e valioso pela prontidão e atualidade da sua publicação, pelos seus alcances e ressonâncias como parte de um contexto de câmbios que a modernidade impunha, e evidencia que as relações culturais abrem caminhos de renovação para a historiografia das vanguardas latino-americanas e as suas respetivas dinâmicas.

Referências

Agamben,Giorgio. ¿Qué es un dispositivo? Barcelona: Anagrama, 2015.

Alfaro Siqueiros, David.“Tres llamamientos de orientación actual a los pintores y escultores de la nueva generación americana”.Vida Americana, Barcelona, España, mayo, 1921.

Anónimo, “Diego Rivera, pintor mexicano”.Social, no. 12, vol. 2, La Habana, diciembre 1925, p. 22.

Anónimo, “Pintura mexicana”.Social, no. 12, año 5, vol. V, La Habana, diciembre 1920, p. 20.

Anónimo, “Serenidad”. Social, no. 8, año 5, vol. V, La Habana, agosto 1920, p. 37.

Anónimo, Social, no. 8, año 11, vol. XI, La Habana, agosto 1926, p. 44. Brenner, Anita.Idolos tras los altares. México, D.F.: Edit. Domés, 1929. “Conrado Walter Massaguer, El César de la caricatura”, http://www.cubaliteraria.com/monografia/social/massaguer1.htm, (6 de marzo, 2005).

Crespo de la Serna, Jorge. “Crónicas de México. Diego Rivera: El Fuerte”. Social, no. 6, año 7, vol. 7, La Habana, junio 1922, p. 30.

Diccionario de Literatura Cubana. La Habana: Instituto de Literatura y Lingüística, Edit. Letras Cubanas, 1984.

Manrique, Jorge Alberto.“Los primeros años del muralismo”, Historia del Arte Mexicano, T-10. México: SEP/INBA, Salvat, 1982.

Mariátegui, José Carlos. “Indología de José Vasconcelos”. Social, no.1, año 13, vol. XIII, La Habana, enero 1928, pp. 10, 62.

Merino, Luz. La pintura y la ilustración: dos vías del arte moderno en Cuba. La Habana:Edit Pueblo y Educación, 1990.

Nelken, Margarita. “En torno a la exposición de pinturas de jóvenes mexicanos en Madrid”.Social, no. 1, año 13, vol. XIII, La Habana, enero 1928, pp. 17, 33.

Poggioli, Renato. Teoría del arte de vanguardia. Madrid: Revista de Occidente, 1964.

Portal, Magda.“Las Escuelas de Arte Libre en México”. Social, no. 1, año 13, vol. XIII, La Habana, pp. 24, 81.

Rivera, Diego.“La pintura revolucionaria mexicana”.Social, no. 8, año 11, vol. XI, La Habana, agosto 1926, p. 41.

Social, La Habana, enero 1923, p. 1.

Schwartz, Jorge. Las vanguardias latinoamericanas. Textos programáticos y críticos. Madrid: Edic. Cátedra, 1991.

Valle, Rafael, “La fiesta de los niños luminosos”, Social, no. 3, año 13, vol. XIII, La Habana, marzo 1928, pp. 34, 70.

Publicado

29-11-2024

Como Citar

Rodríguez Bolufé, O. M. (2024). Tensões e debates em torno da arte do México na revista cubana Social. uadernos e istoria el rte, (43), 197–231. https://doi.org/10.48162/rev.45.023