A relação com o conhecimento no ensino médio. As narrativas de estudantes da carreira universitária de Ciências da Educação
Palavras-chave:
narrativas, relação com o conhecimento, ensino médioResumo
Neste artigo mostramos uma experiência de formação baseada em narrativas que nos permitiu repensar a relação com o conhecimento no ensino médio, conteúdo da disciplina Problemática Pedagógico-Didática I, matéria do quarto ano da formação de professores e licenciatura em Ciências da Educação de uma universidade pública da região central da Argentina.
As narrativas, como dispositivo pedagógico, permitiram que os alunos refletissem sobre si mesmos e sobre suas próprias trajetórias formativas, ao mesmo tempo em que nos permitiu focalizar alguns elementos conceituais sobre algumas características do ensino e as relações que são geradas com o conhecimento no ensino médio, em um ano em que o trabalho de campo nas instituições de ensino foi interrompido devido à pandemia da COVID-19.
No desenvolvimento do artigo, apresentamos, em primeiro lugar, o valor do trabalho com narrativas na formação docente; em segundo lugar, os modos como produzimos a relação com o conhecimento. Por fim, as reflexões dos estudantes que permitem configurar a ideia da existência de diversas relações com o saber em sua trajetória pelo ensino médio, influenciadas por fatores subjetivos, relacionais e didático-pedagógicos.
Referências
Anijovich, R. (2020). El sentido de la escuela secundaria. Nuevas Prácticas, nuevos caminos. Editorial Paidós.
Blanco, N (2006). Saber para vivir en Educación: Nombre común femenino. Editorial Octaedro.
Bolívar, A.; Domingo, J.; Fernández Cruz, M. (1998): La investigación biográfico-narrativa en educación. Guía para indagar en el campo. Force/Grupo Editorial Universitario.
Charlot, B (2014) La relación de los jóvenes con el saber en la escuela y en la universidad, problemáticas, metodologías y resultados de las investigaciones. Polifonías Revista de Educación, III (4), pp. 15-35.
Ferry G. (1997). Pedagogía de la formación. Novedades Educativas.
Filloux, J. C. (1999). Intersubjetividad y formación. El retorno sobre sí mismo. Novedades Educativas.
Freire, P. (2005). Pedagogía del Oprimido. Siglo XXI.
Gastal, M. L. D. A. y Avanzi, M. R. (2015). Saber da experiência e narrativas autobiográficas na formação inicial de professores de biologia. Ciência & Educação (Bauru), 21, 149-158.
https://doi.org/10.1590/1516-731320150010010
González Alba, B., Blanco Morett, A. y Sánchez Mesa, F. (2020). Narrativas en la formación Superior. Experiencias en el marco de un Proyecto de Innovación Educativa. Márgenes, Revista de Educación de la Universidad de Málaga, 1 (3), 192-210. https://doi.org/10.24310/mgnmar.v1i3.9288
González Alba, B., Leite Méndez, A. E. y Rivas Flores, J.I. (2018). La indagación educativa como herramienta de transformación social. En V. Martín & M. T. Castilla (Coords), Educación, derechos humanos y responsabilidad social (pp. 127-142). Editorial Octaedro.
Kessler, G. (2002). La experiencia escolar fragmentada. Estudiantes y docentes en la escuela media en Buenos Aires. IIPE/ UNESCO. Disponible en: https://unesdoc.unesco.org/ark:/48223/pf0000129508
Mastache, A. (2013). Clases en la escuela secundaria. Saberes y procesos de aprendizaje, subjetivación y formación. Novedades Educativas.
O'Neill, M., Roberts, B., & Sparkes, A. C. (Eds.) (2015). Advances in Biographical Methods: Creative Applications. (1st ed.) (Advances in Sociology). Routledge.
Perrenoud, P. (2004). Desarrollar la práctica reflexiva en el oficio de enseñar. Editorial Grao.
Poggi, M. (2003). La problemática del conocimiento en la escuela secundaria. Algunas perspectivas sobre el abordaje de los aspectos curriculares en Educación Media para todos. UNESCO
Recalcatti, M. (2017). La hora de la clase. Por una erótica de la enseñanza. Editorial Anagrama.
Ripamonti, P., Lizana, P., & Yori, P. (2016). La construcción de los saberes prácticos docentes. Una mirada desde narraciones biográficas y pedagógicas. Saberes y prácticas. Revista de Filosofía y Educación, 1, 1-23. https://revistas.uncu.edu.ar/ojs/index.php/saberesypracticas/article/view/780
Quiróz, R. (1991). Obstáculos para la apropiación del contenido académico en la escuela secundaria. Infancia y Aprendizaje, 14(55), 45-58.
Vercellino, S. (2019). La investigación sobre la relación con el saber de los estudiantes ingresantes de ciencias aplicadas de la UNRN. Presentado en Iº Jornadas de Investigadores/as sobre Derechos, Inclusión y Sociedad. https://rid.unrn.edu.ar/bitstream/20.500.12049/7295/1/ResumenVercellino.pdf
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Liliana Marisol Martin, Mariano Daniel Perez, Yanina Mariela Tulián
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.